Recursos para o desenvolvimento científico podem ser excluídos da DRU
Aguarda a designação de um relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 43/08, que exclui dos 20% Desvinculados das Receitas da União ( DRU ) os recursos destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a arrecadação da contribuição social do salário-educação. A proposta é do senador Renato Casagrande (PSB-ES), que já havia apresentado PEC semelhante em 2005, quando exercia mandato de deputado federal.
Em sua justificação, Casagrande explicou que a DRU permite à União desvincular de órgão, fundo ou despesa 20% das receitas de todos os impostos e contribuições e de intervenção no domínio econômico, instituídos ou que vierem a ser criados, e direcionar para o fim que o Estado desejar.
- Devido à vulnerabilidade externa do Brasil, a DRU é importante para a condução da política econômica - assinalou.
Porém, o senador disse que, sendo o FNDCT um dos principais mecanismos de fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, que teve como resultado a construção de um eficiente sistema de ciência e tecnologia no país, com contribuições relevantes para o desenvolvimento econômico e social, é imprescindível que o mesmo deixe de ser atingido por essa desvinculação.
- A desvinculação inserida no texto da Constituição reduziu de forma drástica os recursos da área de ciência, tecnologia e informação, contrariando o unânime esforço que vem sendo feito pela sociedade brasileira para acrescentar recursos a essas atividades, visando alcançar um percentual mínimo de incremento do PIB nacional - concluiu.
06/01/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Collor diz que 17 mil lares alagoanos podem ser excluídos do Programa Luz para Todos
Inscrições abertas para prêmio sobre desenvolvimento científico
CE aprova novos incentivos para pesquisa e desenvolvimento científico
Ricardo Santos pede prioridade para Fundo de Desenvolvimento Científico
Brasil e Índia lançam chamada pública para desenvolvimento científico e tecnológico
Raupp quer fortalecer cooperação público-privada para o desenvolvimento científico e tecnológico