Rede de câmeras vai monitorar raios em São José dos Campos (SP)



Uma rede formada por câmeras de vídeo de alta resolução entrará em atividade até o início de 2011 para filmar tempestades em São José dos Campos (SP). As câmeras integrarão o projeto Rede Automatizada Multicâmeras para o Monitoramento e Estudo de Raios (Rammer). 

 

As três câmeras que darão início à rede têm duas características fundamentais para o estudo de raios: alta velocidade de gravação e boa qualidade de imagem. Elas são capazes de registrar até 2 mil quadros por segundo com resolução de 1.280 por 720 pixels.

 

A intenção é que sejam registrados diferentes ângulos de uma mesma tempestade, o que ampliará o número de raios registrados por minuto aumentando a qualidade das informações. Ao apontar apenas uma câmera para uma tempestade, a quantidade de registros é limitada a uma média de 4% do total de raios daquela tormenta, podendo chegar a 10% em dias mais favoráveis. Outra inovação é a automatização da operação das câmeras de vídeo. 


A rede a ser montada funcionará com uma série de sensores. Alguns estão em desenvolvimento pela equipe do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), como um arranjo de fotodiodos para captar descargas de retorno de um raio.

 

Serão escolhidos três pontos em São José dos Campos para abrigar cada uma das câmeras, que ficarão distantes cerca de 20 quilômetros uma da outra. As câmeras também permitirão que os pesquisadores escolham o tamanho dos arquivos gravados. Conforme a tempestade, poderão escolher entre ter uma boa qualidade de imagem para examinar os raios em detalhes ou obter imagens com menor resolução em troca de velocidades muito maiores de gravação, o que permitirá contabilizar descargas e acompanhar a dinâmica do evento.

 

Entre os benefícios, o trabalho ajudará na validação dos dados do Sistema Brasileiro de Detecção de Descargas Atmosféricas ( BrasilDat), que detecta descargas elétricas no País e é operado pelo Elat em parceria com outras instituições nacionais.

 

Para conferir os dados coletados em vários pontos da BrasilDat o projeto pretende, em uma segunda etapa, levar as câmeras da Rammer a outras localidades no estado de São Paulo. Mais informações, aqui.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

11/08/2010 19:57


Artigos Relacionados


PM instala 100 câmeras para monitorar São Paulo

PM instala 100 câmeras para monitorar São Paulo

Brasil desenvolve segunda maior rede de monitoramento de raios para evitar catástrofes naturais

Rede nacional irá monitorar qualidade das águas

IPT constrói laboratório em São José dos Campos

Vale-Cultura é apresentado em São José dos Campos (SP)