Rede de fruticultura promove curso de capacitação sobre banana



Interessados em estudar o cultivo e processamento da banana tem até 2 de julho para se inscrever para o segundo curso de capacitação e formação de multiplicadores em fruticultura oferecido pela Rede Norte/Nordeste de Fruticultura (Renofrut). O curso será ministrado em Cruz das Almas (BA), através de uma parceria entre Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical com a Embrapa Agroindústria Tropical, de Fortaleza (CE), coordenadora da rede.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site. Serão oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas de acordo com critérios como formação do candidato em áreas relacionadas às ciências agrárias (nível superior e, sob avaliação, ensino médio técnico), atuação em extensão tecnológica e assistência técnica e experiência na área. O resultado do processo seletivo será publicado no site da Renofrut, no dia 23 de julho.


O treinamento será dividido em quatro módulos de 40 horas, totalizando 160 horas de aulas teóricas e práticas. O primeiro módulo, que acontece entre 16 a 20 de agosto, vai tratar sobre “Manejo e práticas culturais da bananeira”. O segundo módulo ocorre no período de 27 de setembro a 1º de outubro e vai abordar “Solos, nutrição, adubação, irrigação e fertirrigação”. De 18 a 22 de outubro será a vez do tema “Fitossanidade”. O último módulo terá como tema o “Processamento agroindustrial da banana”, entre os dias 22 a 26 de novembro.

Segundo Marcelo Bezerra Lima, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, o curso está formatado para contemplar todas as fases da cadeia produtiva da banana, abordam desde o melhoramento genético da bananeira até a colheita e pós-colheita, passando por informações sobre preparo, manejo, conservação do solo e análise química, entre outras.


O conteúdo dos módulos, bem como o valor do curso e a documentação necessária para a inscrição podem ser acessados no site da Renofrut.

Rede
A Renofrut foi criada em 2009, com o objetivo de formar profissionais habilitados para atuar na transferência de conhecimentos na área de fruticultura (produção e agroindústria) e melhorar o acesso às tecnologias geradas pela pesquisa agropecuária. A rede conta com a participação das Unidades da Embrapa das Regiões Norte e Nordeste, bem como de empresas de extensão rural e instituições de ensino.

Segundo a equipe de coordenação, a Renofrut não se limita à formação de uma rede virtual, mas à capacitação de técnicos e extensionistas para dar suporte à área de transferência de tecnologia das unidades de pesquisa.

Fonte:
Embrapa



09/06/2010 21:08


Artigos Relacionados


Integração promove curso de capacitação em gestão de desastres

São Paulo Orgânico promove terceiro curso de capacitação

Instituto Butantan promove curso de capacitação para professores

Capacitação: Fundap promove curso de informática básica para servidores estaduais

Defesa Civil do Estado promove curso de capacitação para equipes municipais

Defesa Civil Estadual promove curso de capacitação para equipes municipais