Rede hoteleira do Rio comemora recorde de ocupação neste fim de ano



Às vésperas do Natal, os hotéis da capital fluminense estão com ocupação de 90%, surpreendendo o setor. A maior procura ainda são os bairros de Copacabana, Ipanema e Leblon, na zona sul, que, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih), devem ter todas as opções de estadia lotadas para o réveillon.

De acordo com o presidente da Abih, Alfredo Lopes, o calendário da cidade ajudou na alta taxa de ocupação: Copacabana terá show do Roberto Carlos e o evento infantil “Parada Iluminada”, além da Árvore de Natal da Lagoa.

Segundo o executivo, o número de visitantes em 2010 já superou o de 2009. Lopes contou que, no último feriado desse ano, 90% da rede hoteleira ficou lotada, quando, no ano passado, o percentual foi de 62%. Para a associação, além do aumento da procura da cidade para promoção de eventos corporativos, a superexposição do Rio também contribuiu.

Na opinião da Abih, desde que a cidade foi anunciada como sede de competições internacionais, redes hoteleiras internacionais sondaram imóveis ou áreas para construções. Entre os novos empreendimentos que escolheram o Rio, Lopes cita a rede Grand Hyatt na Barra da Tijuca, na zona oeste, além de dois projetos da rede Windsor, que inaugurará ainda neste ano um hotel reformado em Copacabana.

Para dar conta da demanda, o presidente da Abih disse que a rede de motéis do Rio foi transformada em hotéis econômicos. Com o acréscimo, são mais de 3 mil quartos dando apoio à rede hoteleira, que para a semana do carnaval, em março de 2011, já tem 65% das vagas reservadas.

Outra opção de baixo custo que vem crescendo na cidade são os albergues. A gerente do Cidade Maravilhosa Hostel, que fica na Glória, na zona sul, Paula Bottino, contou que a procura neste ano aumentou muito em relação ao ano passado e atingiu o limite da lotação há dois meses. Recebendo muitos estrangeiros, a gerente diz que os albergues aliam praticidade e acomodação. “O hóspede vem para aproveitar o lugar, então eles tomam o café da manhã, perguntam alguma informação e só voltam pra dormir”.

Com o crescimento da procura por hospedagem, a Abih estima que a indústria hoteleira deve criar mais 10 mil quartos até os Jogos Olímpicos de 2016.


Fonte:
Agência Brasil



24/12/2010 11:07


Artigos Relacionados


Taxa de ocupação da rede hoteleira para o período da Rio+20 já supera 90%

Direitos Humanos defende engajamento da rede hoteleira no combate à exploração sexual de crianças

Brasil terá 19 mil novos quartos na rede hoteleira para atender demanda da Copa

Exportações pela rede postal batem recorde em 2010

Agronegócio brasileiro deve ter faturamento recorde de quase R$ 200 bi neste ano

Arrecadação volta a bater recorde em maio apesar de crescer menos neste ano