Reforma de estradas beneficia famílias assentadas no MA
Cerca de 1,5 mil famílias assentadas nos municípios maranhenses de Buriticupu e Presidente Juscelino serão beneficiadas com serviços de implantação e recuperação de estradas vicinais. O início das obras, que abrangem 160 quilômetros de vias, está previsto para o mês de novembro próximo. O investimento totaliza R$ 4,1 milhões.
Os convênios para a execução dos serviços foram assinados entre o Incra e as duas prefeituras na manhã desta quinta-feira (10), na sede regional da autarquia, em São Luís (MA). No município de Buriticupu, serão implantados e recuperados 132 quilômetros de estradas, atendendo os moradores dos assentamentos Primeiro de Junho, Sete de Maio, Tabocão e Brasilândia. Em Presidente Juscelino, os serviços de implantação de 28 quilômetros de estradas ocorrerão nos assentamentos Tingidor e Vila Nova/Água Branca.
O superintendente do Incra no Maranhão (Incra/MA), José Inácio Rodrigues, orientou os prefeitos quanto à atenção na prestação de contas dos convênios. “Normas e procedimentos devem ser observados rigorosamente para evitar problemas com os órgãos de controle”, observou.
Rodrigues destacou os benefícios para os assentados com a implantação das estradas. Entre eles, os de propiciar o escoamento da produção, além de facilitar o transporte escolar e de materiais para construção e recuperação de moradias das famílias assentadas, que terão suas casas feitas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Nos dois municípios, o programa de habitação atenderá 2,4 mil famílias assentadas.
Melhorias
Ao lembrar o grande número de produtores rurais a serem atendidos com as obras, o prefeito de Buriticupu, José Gomes Rodrigues, citou que a partir deste investimento em infraestrutura as famílias poderão “voltar a produzir e a progredir”.
“Estava difícil até carregar farinha para vender na cidade. Agora a vida vai melhorar”, disse, entusiasmada, Maria Núbia Mesquita, presidente da Associação do Assentamento Sete de Maio, em Buriticupu.
Em Presidente Juscelino, de acordo com o prefeito Afonso Celso Teixeira, a maioria dos povoados do município não tem estradas. “Vamos tirar muitas famílias do isolamento”, disse, ao falar da importância das obras para todo o município.
Fonte:
Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária
14/10/2013 13:03
Artigos Relacionados
PAA beneficia 485 famílias assentadas na Bahia
Programa Papel Passado beneficia famílias assentadas
Liberação de créditos no Incra beneficia 850 famílias de assentados da reforma agrária
Pernambuco terá 96 famílias assentadas
Itesp faz intercâmbio de famílias assentadas em SP
Famílias assentadas na Bahia contratam R$ 1,2 mi em crédito