Região serrana recebe ambulâncias do Samu



Os municípios da região serrana do Rio de Janeiro atingidos pelas enchentes vão contar com mais 20 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) que chegam nesta semana à região para reforçar aa assistência à população. Os veículos vão para os municípios de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo e ficarão disponíveis às demais cidades próximas afetadas pelos temporais.

“O Ministério da Saúde está antecipando a implantação do Samu nos municípios da região atingida pelas enchentes. Já foi autorizado o deslocamento das ambulâncias, que começam a operar na próxima semana. Depois que passar esse primeiro momento em que a situação é de emergência, a seguinte etapa será a estruturação e a regionalização do Samu”, explicou o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, ao sobrevoar a região na última sexta-feira.

As 20 ambulâncias serão transportadas do pátio da montadora, em Tatuí (SP), para as áreas afetadas no Rio. Além disso, o governo estadual articula com os municípios o remanejamento imediato de profissionais alocados em outros setores da saúde para atuarem no Samu/192, até que sejam contratados novos funcionários.

Entre as 20 ambulâncias garantidas para a região serrana do Rio, serão entregues 14 Unidades de Suporte Básico (USB) e outras seis Unidades de Suporte Avançado (USA).

Cada USB conta com oxímetro portátil, desfibrilador externo automático e aspirador. As USA, também conhecidas por UTI-Móvel, possuem oxímetro portátil, bomba de infusão, aspirador, ventilador pulmonar, monitor/cardioversor e detector fetal.

Elas vão permitir a cobertura de 16 municípios pelo Samu/192, que após o período crítico terão bases descentralizadas em Carmo, Bom Jardim, Cordeiro, Cantagalo, Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Macuco, Cachoeiras de Macacu, Duas Barras e Guapimirim.

Segundo o ministério, o valor total investido na compra dos 20 veículos foi de R$ 2,75 milhões, enquanto o repasse mensal de custeio será de R$ 340 mil. O envio das ambulâncias foi pactuado entre os governos federal e estadual para atender às demandas emergenciais.

Fonte:
Ministério da Saúde



24/02/2011 16:20


Artigos Relacionados


Rio Grande do Sul recebe seis novas ambulâncias do Samu

Região de Bauru recebe 43 vans e ambulâncias

Municípios do Nordeste e Sul recebem ambulâncias do Samu

Oito novas ambulâncias do Samu chegam ao RS e MT

Ambulâncias do Samu vão receber aparelho de eletrocardiograma até o fim do ano

Doze cidades do estado do Rio de Janeiro recebem 20 ambulâncias do Samu