Regime de aposentadoria especial para pessoas com deficiência será regulamentado
A presidenta da República, Dilma Rousseff, assina nesta terça-feira (2), decreto que regulamenta a Lei Complementar 142/13, que garante aposentadoria especial para pessoas com deficiência. A cerimônia será, às 11h, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Assista à cerimônia ao vivo pela TV NBR.
A lei foi sancionada pela presidenta no dia 8 de maio. Pelo menos 17 milhões de brasileiros que tem algum tipo de deficiência serão beneficiados. São três tipos de aposentadoria definidas de acordo com a gravidade da deficiência. De acordo com a Lei, o grau de deficiência será atestado por perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Em situações graves, o tempo de contribuição passa a ser de 25 anos para homens e 20 para mulheres. Em casos moderados exige 29 anos de contribuição para homens e 24 para mulheres. E para os segurados que têm deficiência leve, são 33 anos para os homens e 28 para as mulheres.
As pessoas com deficiência também podem se aposentar aos 60 anos de idade, se homem, e 55 anos, se mulher, para qualquer grau de deficiência, desde que tenham contribuído por pelo menos 15 anos e comprovem a existência da deficiência pelo mesmo período.
Se o segurado aposentar por tempo de contribuição, o valor do benefício será de 100%. Já no caso de aposentadoria por idade, o benefício será de 70% do salário, mais 1% para cada 12 contribuições mensais.
Fonte:
03/12/2013 11:46
Artigos Relacionados
Aposentadoria especial para pessoas com deficiência será regulamentada nesta terça-feira
Aposentadoria especial para pessoas com deficiência passa na CAE
Em discussão, aposentadoria especial para pessoas com deficiência
Ana Rita comemora aposentadoria especial para pessoas com deficiência
Renan comemora aposentadoria especial para pessoas com deficiência
Senado aprova aposentadoria especial para pessoas com deficiência