Registro parcial da frequência escolar chega a 16% dos estudantes do Bolsa Família



Mais de 16% do total de estudantes atendidos pelo Programa Bolsa Família tiveram a frequencia escolar do programa registrada até 8 de março no relatório parcial.

Os técnicos municipais têm até 29 de abril para registrar o comparecimento à escola, referente ao bimestre de fevereiro e março, no sistema do Ministério da Educação. Crianças e adolescentes de até 15 anos precisam frequentar 85% das aulas e adolescentes de 16 e 17 anos 75% para manter o benefício do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Neste período, a coleta e o registro de informações devem chegar a 16,5 milhões de alunos do programa de transferência de renda. Quanto maior a taxa de acompanhamento mais elevada será a taxa do indicador de educação para cálculo do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), recurso financeiro repassado pelo MDS para apoiar as ações administrativas do Bolsa Família no município. 

No bimestre de outubro/novembro, 88% dos estudantes foram acompanhados. Isso significou monitorar 15,5 milhões do total de 17,5 milhões de crianças e adolescentes. O desafio do MEC e MDS é manter os altos percentuais no primeiro período do ano, quando muitos alunos mudam de escola e a família não informa o novo endereço ao Cadastro Único.

O descumprimento por cinco períodos leva ao cancelamento do benefício. O MDS cancelou 40.383 benefícios do Programa Bolsa Família, em março, porque os beneficiários não cumpriram as contrapartidas nas áreas de educação e saúde reiteradas vezes.

Piauí e Ceará têm os maiores percentuais de monitoramento da presença na escola, 26% e 23%, respectivamente. Distrito Federal, Roraima e Amapá estão com baixos índices de registro.


Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome



12/04/2011 12:27


Artigos Relacionados


Começa registro da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família

96% dos estudantes atendidos pelo Bolsa Família cumpriram frequência escolar

Monitoramento da frequência escolar dos atendidos pelo Bolsa-Família chega a 88,1%

Prazo para registro da frequência escolar dos beneficiários do Bolsa Família termina nesta segunda

Beneficiários do Bolsa Família têm frequência escolar positiva

Beneficiários do Bolsa Família têm frequência escolar acima da média