Regras para migração de contratos de planos de saúde entram em vigor nesta quinta-feira
A resolução normativa da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que dispõe sobre as novas regras para a adaptação e migração de contratos individuais, familiares e coletivos antigos de planos de saúde entra em vigor nesta quinta-feira (4).
As novas regras vão beneficiar cerca de nove milhões de usuários de planos de saúde que hoje não são regulamentados pela ANS, pois foram firmados antes de janeiro de 1999, quando entrou em vigor a Lei nº 9.656/98, que regula o setor de planos de saúde.
Com a nova resolução, a ANS busca incentivar os beneficiários a alterar seus contratos para que tenham a segurança e as garantias trazidas pela regulamentação do setor, tais como regras de reajuste, garantia às coberturas mínimas obrigatórias listadas no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde e, posteriormente, utilizar a Portabilidade de Carências.
Na adaptação, a operadora deve apresentar proposta ao beneficiário, demonstrando o ajuste do valor a ser pago relativo à ampliação das coberturas. Este ajuste poderá ser até o limite máximo de 20,59%.
Na migração, o consumidor deverá utilizar o Guia de Planos de Saúde, disponível no site da ANS, para verificar as opções de planos compatíveis com o seu. O preço do plano compatível será o valor dos planos disponíveis no mercado.
Fonte:
Agência Nacional de Saúde
04/08/2011 15:16
Artigos Relacionados
Consulta pública sobre migração de contratos de planos de saúde termina nesta quarta-feira (5)
ANS publica regras para adaptação e migração de contratos de planos de saúde
Regras para manutenção de planos de saúde para aposentados e demitidos entram em vigor
Novas medidas de segurança na Imigrantes entram em vigor nesta quinta-feira, 16
Novas regras para uso de verbas da educação e da saúde entram em vigor no sábado
Novos direitos das domésticas entram em vigor nesta quarta-feira