Reitora, prefeito e governador visitam novas instalações do MAC



Prédio ocupado pelo Detran será remodelado para abrigar o Museu de Arte Contemporânea da USP

Na segunda-feira (1º), a reitora da USP, Suely Vilela, o governador do estado, José Serra, e o prefeito da capital, Gilberto Kassab, farão uma visita às dependências do prédio do Palácio da Agricultura, no Ibirapuera, hoje ocupado pelo Detran, que deverá ser remodelado para abrigar o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP.

A visita também será acompanhada pelo secretário Estadual de Cultura, João Sayad, pelo secretário de Segurança Pública, Ronaldo Marzagão, pelo pró-reitor de Cultura e Extensão Universitária da USP, Sedi Hirano, pela diretora do Museu, Lisbeth Rebollo, e pelo diretor do Detran, Ruy Estanislaw.

O Palácio da Agricultura, localizado na Avenida Pedro Álvares Cabral, é um prédio histórico, idealizado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1952, composto por duas edificações, a principal com mais de 21 mil metros quadrados e um anexo com 4.600 metros quadrados. O projeto para a reforma do prédio, que deverá ser executada pelo Governo do Estado, foi contratado ao próprio Niemeyer, cuja equipe terá como consultor museográfico o arquiteto Gabriel Borba, funcionário do MAC. A previsão é de que a nova sede do Museu seja inaugurada em 2009.

“As novas instalações permitirão que o MAC dê mais visibilidade a seu riquíssimo acervo, que é um dos mais importantes patrimônios de arte moderna e contemporânea do hemisfério sul, fortalecendo cada vez mais a relação da Universidade com a sociedade brasileira”, ressalta a reitora Suely Vilela.

O MAC

O Museu de Arte Contemporânea da USP é um dos mais importantes museus de arte moderna e contemporânea da América Latina. Seu acervo possui cerca de dez mil obras -entre óleos, desenhos, gravuras, esculturas, objetos e trabalhos conceituais - de mestres da arte do século XX como Picasso, Matisse, Miró, Kandinsky, Modigliani, Calder, Braque, Henry Moore, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Volpi, Brecheret, Flávio de Carvalho, Manabu Mabe, Antonio Dias e Regina Silveira, entre outros.

O MAC foi criado em 1963, quando a USP recebeu de Francisco Matarazzo Sobrinho, então presidente do Museu de Arte Moderna de São Paulo, o acervo que constituía o MAM. Além desse acervo que se transferiu para a USP, Matarazzo e sua mulher, Yolanda Penteado, doaram suas coleções particulares ao novo museu.

Mesmo ligado à pesquisa universitária, o principal objetivo do Museu tem sido, ao longo dos anos, tornar a cultura acessível a todas as classes sociais. Assim, o MAC realiza exposições com obras de seu acervo, oferecendo ao público os mais variados recortes e amplas possibilidades de percursos e leituras pela arte moderna e contemporânea.

A visita ao Palácio da Agricultura terá início às 11h. O prédio está localizado à Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, em São Paulo.

Da USP Online e Assessoria de Imprensa da Reitoria

(L.M.)



09/30/2007


Artigos Relacionados


Governador participa da inauguração das novas instalações da BAND Vale

Técnicos da SAE visitam instalações da Itaipu Binacional

Comitês Olímpicos visitam instalações dos Jogos Rio 2016

Previdência ganha novas instalações em Ichu/BA

MEC inaugura novas instalações universitárias em São Paulo

Rio ganha novas instalações de atenção à traumatologia