Relator apresenta voto favorável à indicação de Corrêa do Lago para a Embaixada do Brasil no Japão
O senador Jorge Viana (PT-AC) apresentou, na Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, relatório favorável à indicação de André Aranha Corrêa do Lago para o posto de embaixador do Brasil no Japão.
Ao discutir a indicação feita pela presidente Dilma Rousseff, o relator destacou a importância da relação comercial e os 120 anos de relações diplomáticas entre as duas nações. Ainda segundo Viana, depois dos Estados Unidos, o país asiático é o segundo com maior número de brasileiros no exterior.
O embaixador Corrêa do Lago é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e, em 1982, ingressou no curso de preparação de carreira diplomática do Itamarati, chegando ao cargo de ministro de primeira classe em 2011.
Conforme a Constituição, cabe ao Senado a aprovação de indicações feitas pelo Executivo para chefes de missão diplomática de caráter permanente. Após a leitura do relatório na manhã desta quinta-feira (8) foi concedida vista coletiva para que os demais senadores da comissão analisem melhor a indicação.
O presidente da CRE, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), também concedeu vista a outros dois projetos: Projeto de Lei do Senado (PLS) 126/08, resultado do trabalho da CPI da Pedofilia, que muda regras da prisão preventiva para fins de extradição; e PLS 4/2007, que tramita em conjunto com outras 15 proposições, todas relativas a isenções fiscais.
08/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Azeredo apresenta voto favorável à indicação de Badin para a presidência do Cade
Aprovada indicação de diplomata para Embaixada no Japão
Relator garante voto favorável a destinar 50% do Fundo do Pré-Sal para educação
Embaixador brasileiro Corrêa do Lago fala sobre suas expectativas para a COP11
CRE APROVA INDICAÇÃO PARA EMBAIXADA DO BRASIL NA ÍNDIA
Aprovada indicação de Araújo Castro para a Embaixada do Brasil em Belize