Relatório sobre reforma do ICMS deve ser apresentado na próxima semana



A reforma do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deverá dar mais um passo na próxima terça-feira (16), quando será lido na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) o relatório do senador Delcidio do Amaral (PT-MS) ao projeto de resolução que unifica gradualmente as alíquotas interestaduais até 2025.

Na reunião desta terça-feira (9), o presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), informou que Delcidio está realizando uma rodada de negociações com o Ministério da Fazenda e com secretários estaduais de Fazenda, em busca de acordo.

Projeto de resolução enviado pelo Executivo (PRS 1/2013) reduz para 4% as atuais alíquotas interestaduais de 7% dos estados avançados (Sul e Sudeste) e de 12% das demais unidades da federação. Sul e Sudeste chegariam, primeiramente, a 4%, a partir de 1º de janeiro de 2016. As demais regiões teriam um período maior de transição para os 4%, que só seriam aplicados a partir de 1º de janeiro de 2025.

O objetivo do governo é criar "uma saída ordenada" para a guerra fiscal, que estaria prejudicando a economia e ameaçando a federação. Para evitar prejuízos com a redução das alíquotas, os estados deverão contar com dois fundos - um de compensação de receitas (FCR) e um de desenvolvimento regional (FDR), conforme a Medida Provisória 599/2012.

Em debates no Senado, a proposta enfrentou críticas dos representantes do Sul e Sudeste, que preferem uma unificação imediata em 4%, e também dos representantes das demais regiões, que aceitam no máximo uma convergência para 7% e 4% no longo prazo - no caso, a alíquota maior para os estados mais pobres.



09/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Relatório sobre emendas à reforma do Código Penal deve ser apresentado na quarta-feira

Delcídio afirma que crise determina relatório do Orçamento, que será apresentado na próxima semana

Relatório sobre queda de energia no Nordeste deve ser divulgado na próxima semana

Entrega de relatório final sobre reforma do CPC fica para próxima semana

Relatório sobre MP que compensa perdas de estados com ICMS será apresentado na terça

Unificação das alíquotas do ICMS só deve ser votada na próxima semana