Renan abre exposição de artistas brasileiros



Em meio a inúmeros convidados reunidos no Salão Negro do Congresso, o presidente do Senado, Renan Calheiros, inaugurou nesta quarta-feira (21) a exposição Artistas Brasileiros - 2006, que reúne obras de 60 artistas indicados pelos senadores representando todos os estados da Federação. Ao lado de sua esposa, Verônica Calheiros, de Marisa Gomes, mulher do vice-presidente José Alencar, do diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, entre outras personalidades, Renan destacou o momento em que se celebra a arte brasileira.

O senador observou que este é o segundo ano em que o Senado realiza essa mostra, celebrada como valiosa forma de trazer a público uma exibição das artes plásticas no Brasil. Patrono da iniciativa, Renan Calheiros elogiou os esforços de sua mulher para que a exposição fosse realizada e observou que, se depender dos seu empenho, ela sempre acontecerá. A mostra ficará aberta ao público até o dia 14 de julho, podendo ser visitada diariamente, das 9h30 às 17h.

A gravadora e pintora paulista Maria Bonomi foi a primeira a discursar, falando da importância do evento para dar maior visibilidade ao artista brasileiro e assegurando que os resultados são bons tanto para o artista consagrado quanto para o iniciante. Glênio Bianchetti que, indicado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS), expôs uma natureza morta com peixes, foi um dos artistas mais elogiados da mostra.

Em seu discurso, Renan disse que o mosaico cultural brasileiro ali representado - com artistas já conhecidos internacionalmente, outros que começam a construir uma carreira e ainda os desconhecidos do público - "reflete de forma magnífica a riqueza e as tradições culturais do país". Em sua opinião, as variadas técnicas e estilos das obras ali expostas ajudam o brasileiro a conhecer melhor o Brasil.

- É bom frisar que a produção artística do Distrito Federal e de cada um dos 26 estados da Federação está aqui muito bem representada. Essas pinturas figurativas, geométricas e abstratas, essas paisagens humanas e rurais, retratam, cada uma a seu modo, a beleza do nosso Brasil, o dia-a-dia do nosso povo, sua força, sua alegria, suas crenças. São obras que nos enchem de orgulho pelo simples fato de sermos brasileiros.

Embora reconhecendo a dificuldade de pinçar nomes entre os artistas ali representados, Renan elogiou o trabalho de Tomie Ohtake e Glênio Bianchetti, assim como o de sua ex-colega na Universidade Federal de Alagoas Tânia Maia Pedrosa, além de Lula Nogueira e Luiz Costa.



21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado abre nesta terça exposição de artistas plásticos brasileiros

Exposição Artistas Brasileiros mostra obras de 62 pintores

Senado inaugura quarta edição da exposição Artistas Brasileiros

Exposição 'Artistas Brasileiros' será na segunda quinzena de novembro

Senado inaugura terceira edição da exposição "Artistas Brasileiros"

Exposição "Artistas Brasileiros 2006" pode ser vista no portal do Senado