Renan apóia campanha de doação de sangue na Páscoa



O presidente do Senado, Renan Calheiros, manifestou nesta quinta-feira (30) seu apoio à campanha lançada pela Igreja Adventista do Sétimo Dia para estimular, em todo o país, 50 mil jovens a doar sangue durante a Páscoa. O Brasil gasta anualmente US$ 300 milhões na importação de hemoderivados, adquiridos pelo Ministério da Saúde. Renan disse que a campanha terá grande significado nessa festa cristã de celebração da ressurreição de Cristo.

A campanha - Ele deu tudo pra você doar um pouco - faz parte do Projeto Mais Vida e foi apresentada a Renan pelo senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), o vereador gaúcho Elias Vidal, o pastor Odailson Fonseca, além de outros religiosos da Igreja Adventista. No encontro, Renan disse que a doação de sangue é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos serviços públicos de saúde do Brasil e que precisa ser estimulada na população.

Durante o encontro, Zambiasi disse que 12 mil jovens já se cadastraram no site www.projetomaisvida.com.br, oferecendo-se para doar sangue durante a Páscoa. O senador explicou que para doar é necessário apenas que a pessoa acesse esse site, pela internet, a fim de informar-se sobre o hemocentro situado mais próximo do local em que se encontra. Zambiasi afirmou que os próprios jovens da Igreja Adventista tiveram essa idéia, que vem ganhando dimensão desde o ano passado.

- Doar sangue é doar vida. E a Páscoa é um momento significativo para se transmitir essa cultura de solidariedade. Se conseguirmos implantar esse hábito, especialmente entre os jovens, com certeza os hemocentros do Brasil não vão mais precisar pedir socorro. Quanto mais doadores nós conseguirmos nessas campanhas, mais gente vai ser atendida e mais vidas serão salvas.

Zambiasi agradeceu o empenho do presidente do Senado em dar visibilidade a essa campanha, para que ela recrute o maior número possível de doares. O pastor Odailson Fonseca também agradeceu a boa vontade de Renan com essa iniciativa e fez uma oração antes de deixar o gabinete da Presidência do Senado.

Odailson Fonseca definiu como um "gesto solidário revolucionário" a atitude do jovem que, a partir de agora, procurar um hemocentro para doar sangue. O pastor disse ainda que na semana que vem a campanha terá um espaço de divulgação no Senado que dará maior visibilidade ao "Projeto Mais Vida". A iniciativa foi lançada no ano passado, no Rio Grande do Sul, e amplia-se agora para todo o Brasil.



30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério da Saúde apoia campanha de doação de sangue em São Paulo

Fundação Pró-Sangue faz campanha de doação Sangue Corinthiano

Doação de sangue: campanha dos Bombeiros vai até dia 31

FEA da USP faz campanha para doação de sangue

Senado faz campanha de doação de sangue

Campanha “Bombeiro Sangue Bom” incentiva doação