Renan e Henrique Alves iniciam cerimônia de abertura do ano legislativo




Alves e Renan passam em revista a tropa da unidade do Exército Dragões da Independência

O Congresso Nacional dá início, neste momento, ao ano legislativo de 2014. O presidente do Senado, Renan Calheiros, acaba de chegar e reverenciar a Bandeira Nacional. O Hino Nacional será executado e, em seguida, os canhões, posicionados em frente ao prédio do Congresso vão disparar 21 tiros, honra oferecida aos chefes dos Poderes desde o advento da República.

Após subir a rampa, Renan será recebido pelos presidentes da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa; pelo recém-empossado chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante; e pelos líderes partidários. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, acompanha Mercadante na solenidade.

Em seguida, no Plenário da Câmara dos Deputados, será anunciada a abertura da 4ª sessão legislativa da 54ª legislatura. A cerimônia seguirá com a entrega da mensagem presidencial de Dilma Rousseff, que será lida pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Marcio Bittar (PSDB-AC). Na sequência, discursarão os presidentes do STF, da Câmara dos Deputados e, por fim, do Senado (a quem cabe, de acordo com a Constituição, presidir as sessões do Congresso).

Mais informações a seguir



03/02/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa cerimônia de abertura do ano legislativo

Tem início no Congresso a cerimônia de abertura do ano legislativo

Cerimônia de abertura do ano legislativo é adiada para as 17h

Henrique Alves e Renan Calheiros dão boas-vindas aos governadores

Renan Calheiros e Henrique Alves se encontram à tarde com Gilmar Mendes

Renan e Henrique Alves debatem eleições de 2014 com Cármen Lúcia