Renan recebe presidenta da Letônia em sua primeira visita ao Brasil



O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu a presidenta da Letônia, Vaira Vike-Freiberga, nesta quarta-feira (13), na sala de audiências da Presidência da Casa. Este é o último dia da visita da chefe de Estado ao país, que começou no dia 10, em Nova Odessa (SP). É a primeira vez que um presidente letão vem ao Brasil.

- A sua visita é muito importante para o aprofundamento das relações do Brasil com a Letônia - disse Renan à presidenta.

O país, ex-república soviética, apresentou nos últimos dois anos a mais elevada taxa de crescimento entre os integrantes da União Européia e destaca-se como pólo de comércio e negócios na região do Mar Báltico. A utilização dos biocombustíveis como matriz energética na Letônia também vem crescendo e o etanol é interesse confesso da chefe de estado. Renan demonstrou considerar importante a intensificação do comércio entre os dois países.

- O Brasil vive um momento importante da economia, com crescimento sustentável. Estamos fazendo de tudo para ajudar na construção de um cenário favorável - disse.

Outro ponto comum entre os países é na agenda internacional. A Letônia apóia a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a ampliação do número de assentos, o que poderia beneficiar o Brasil.

Vaira Vike-Freiberga começou a visita ao Brasil comemorando os 100 anos da imigração letã. Em Nova Odessa, está a maior colônia letã da América Latina. No dia 11, ela participou, em São Paulo, de um seminário de negócios Brasil-Letônia, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Ela também esteve no Rio de Janeiro e foi homenageada no início da tarde desta quarta-feira com um almoço no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A presidente também foi recebida pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, e segue ainda na quarta-feira para seu país.

Participaram da recepção à presidenta da Letônia no Senado os senadores Serys Slhessarenko (PT-MT), Gerson Camata (PMDB-ES) e Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

13/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado recebe visita da presidenta da Índia

Renan receberá presidente da Letônia

Brasil Carinhoso irá combater a miséria na primeira infância, diz presidenta Dilma

Renan recebe visita do presidente do TST

Renan recebe visita do presidente da AMB

Renan recebe visita da diretora-geral da ANP