Reportagem da Rádio Senado sobre perigos enfrentados por motociclistas é finalista em prêmio da CNT



A Rádio Senado está na final da 19ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo, com a série de reportagens "Globo da Morte - Os perigos do trânsito para os motociclistas".

VEJA MAIS

A série especial, que aborda em cinco episódios os altos índices de acidentes envolvendo motociclistas no Brasil, foi veiculada no programa Conexão Senado de 13 a 17 de agosto. A reportagem e a apresentação são de Roberto Fragoso, com produção de Rodrigo Resende e edição de Jefferson Dalmoro. A técnica de áudio ficou por conta de André Menezes e Josevaldo Souza. O trabalho ainda teve participação especial de Raquel de Melo Teixeira Lula, Tiago Medeiros, Alexandre e Olivio Calabria.

O primeiro capítulo, "Retrato de uma epidemia", traz dados sobre acidentes e mortes de motociclistas e a visão de setores ligados à saúde pública. Em seguida, "Profissionais do guidom" mostra a realidade das condições de trabalho de motofretistas e mototaxistas. A série segue com "Lazer ou transporte", sobre os motociclistas amadores e o uso de álcool e drogas. "Circuito Fechado" explica as deficiências na formação de condutores. E, por fim, "Luz no fim do túnel" traz a importância das motos para o transporte e propostas para aumentar a segurança.

Entre os entrevistados estão o senador Paulo Davim (PV-RN) e as senadoras Ana Amélia (PP-RS) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O assunto é uma preocupação dos senadores, em vários projetos de lei, e foi tema de debate em audiência da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em maio deste ano. A CAS também realizou, em setembro, o seminário “Políticas para o trânsito seguro de motos”.

O prêmio

O prêmio da Confederação Nacional de Transportes tem como objetivo estimular a produção de material jornalístico a respeito do setor transportador e de sua importância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil. O resultado final deve sair na primeira quinzena de novembro.

A Rádio Senado é a única emissora pública a chegar à final na categoria Rádio e também a única do Distrito Federal, concorrendo com emissoras privadas de São Paulo. Também concorrem na categoria Rádio: Ana Luiza Silvestrini da Costa, da Rádio SulAmérica Trânsito (SP), com a reportagem “O desafio de se tornar um bom motorista”; Carolina Ercolin, da Rádio Bandeirantes (SP), com “O ABC do trânsito”; Claudio Junqueira, da Rádio Bandeirantes (SP), com “Os descaminhos do transporte de carga no Brasil”; e Michelle Trombelli, da Rádio Bandnews FM (SP), com “Cidade viciada”.

A Rádio Senado, que completou 15 anos de existência em janeiro, transmite para Brasília (91,7 MHz), Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz), Rio Branco (100,9 MHz) e Teresina (104,5 MHz). Está presente também na internet.



04/10/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reportagem da Rádio Senado é finalista de prêmio Embratel de jornalismo

Reportagem da Rádio Senado é finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo

Reportagem da Rádio Senado é finalista do Prêmio José Hamilton Ribeiro

Tião Viana cumprimenta Rádio Senado por reportagem finalista do 9º Prêmio Imprensa Embratel

Rádio Senado reapresenta neste fim de semana reportagem finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2010

Reportagem sobre ciganos dá Prêmio Vladimir Herzog à Rádio Senado