Repórter da Rádio Senado é finalista do Prêmio Ayrton Senna
Com a matéria "Infância roubada - O drama das pequenas empregadas domésticas", o repórter Adriano Faria, da Rádio Senado, está entre os cinco finalistas do 10º Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo, promovido pelo Instituto Ayrton Senna. A cerimônia de entrega do prêmio está marcada para setembro. Na reportagem, Adriano relata a comovente situação de meninas que, em meio a quase 7 milhões de empregados domésticos, têm a infância roubada pela trabalho informal em residências alheias.
A reportagem mostra que 72,5% dos empregados domésticos brasileiros estão na informalidade e que, do total, 48 mil trocam seu trabalho por alimento e moradia. Muitos desses brasileiros são meninas, "levadas" de seus pais por famílias de outras cidades, com a promessa de que vão estudar e trabalhar. Esse estudo dificilmente é oferecido, em razão do trabalho intenso a que são submetidas essas crianças.
A escolha dos finalistas do prêmio foi feita em maio por uma comissão formada por jornalistas, acadêmicos e um especialista em educação. O processo de seleção das matérias teve a consultoria do jornalista e escritor Zuenir Ventura.
Entre os programas de rádio, disputam o principal prêmio com a matéria de Adriano Faria as seguintes concorrentes: "Filhos do cárcere", de Renata Colombo, da Guaíba AM/FM (RS); "O Caminho dos livros", de Filipe Peixoto e Débora Gastal, da BandNews FM (RS); "Aldeia Urbana. O Caminho para a universidade", de Everton Barbosa, da CBN Maringá FM (PR); e "As lições das nossas crianças", de Luciana Marinho, da CBN AM/FM (SP).
Integram a comissão julgadora do prêmio Caio Túlio Costa, professor de Ética Jornalística da Faculdade Cásper Líbero, consultor de novas mídias, ex-ombudsman da Folha de S. Paulo e fundador e diretor do site UOL; José Roberto de Toledo, coordenador de cursos e projetos da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Maria Cristina Poli, ex-repórter especial da TV Globo SP; Nanci Gil, diretora da produtora Luar Company Produções; Carlos Chaparro, jornalista, escritor, membro do conselho curador da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), e do Conselho de Ética da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom); Cremilda Medina, escritora e professora de jornalismo da ECA/USP; Cesar Callegari, presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, do Instituto Brasileiro de Sociologia Aplicada (IBSA), e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do (FUndeb) e membro do Conselho de Governança do movimento Todos pela Educação.
14/06/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Reportagem da Rádio Senado é finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo
Rádio Senado reapresenta neste fim de semana reportagem finalista do Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo 2010
Reportagem da Rádio Senado é finalista de prêmio Embratel de jornalismo
Repórter da Rádio Senado, Sérgio Vieira é um dos finalistas do Prêmio Imprensa Embratel
Reportagem da Rádio Senado é finalista do Prêmio José Hamilton Ribeiro
Rádio Senado é finalista em dose dupla do Prêmio Imprensa Embratel