Representante da 2ª escola classificada no Enem diz que ensina seus alunos a pensar



A diretora do Colégio Vértice, de São Paulo - o 2º lugar no Enem de 2006 -, WalkíriaAparecida Gattermayr Ribeiro, disse que a escola ensina seus alunos a pensar e analisar seu próprio comportamento. Ela salientou que o dever de casa é muito importante para preparar o aluno para as avaliações e para formar hábito de estudo.

Essas avaliações, ressaltou, até o 5º ano são realizadas sem data marcada e sem aferição de nota. Na opinião da diretora Walkíria, ao fazer as lições de casa, ao não saber o dia da prova e ao não receber notas, o aluno observa mais seus erros e acertos e não o conceito recebido. A partir do 6º ano, os alunos recebem nota e têm a consciência de que a nota foi adquirida por eles, e não dada pelo professor.

A diretora defendeu ainda a inclusão no currículo das disciplinas de música e teatro, como forma de contribuir com o desenvolvimento da criança. Ela também ressaltou a necessidade de haver constante atualização, uma vez que, em sua opinião, "a educação é muito ágil" em seu processo de inovação.

08/04/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Educação: Alunos do Projeto Escola da Juventude podem participar de simulado do Enem

Educação: Alunos do Projeto Escola da Juventude podem participar de simulado do Enem

Pensar educação no Brasil é investir em creche e pré-escola, afirma Mercadante

Arquivo Público do Estado ensina a proteger seus documentos

Arquivo Público do Estado ensina a proteger seus documentos

Fundação Procon ensina os correntistas sobre seus direitos bancários