Representantes do Parlasul participam de conferência sobre o clima em regiões semiáridas em Fortaleza
Representantes do Parlamento do Mercosul participam em Fortaleza, desta segunda-feira (16) até 20 de agosto, da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas, a ICID 18. O evento tem entre seus objetivos gerar informações para subsidiar governos na busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social de regiões semiáridas, especialmente no contexto do aquecimento global e das mudanças climáticas.
A participação da delegação do Parlasul na ICID 18 foi uma proposta de disposição apresentada pelo senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e aprovada na última reunião do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, no dia 9 de agosto. O parlamentar representa o Senado Federal brasileiro no evento, ao lado do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC).
Os membros do Parlamento integrarão as Mesas de Diálogo Parlamentar, atividade organizada pela Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional Brasileiro. Serão três mesas, nas quais os parlamentares irão interagir com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU), de organizações da sociedade civil, de cientistas e pesquisadores.
A primeira delas, sob a temática "Parlamento e sociedade", ocorreu na tarde desta segunda. De acordo com o senador Inácio Arruda, o debate serviu para explicitar o sentimento das comunidades locais em relação ao semiárido. Ficou claro, de acordo com o senador, que as comunidades que vivem nesse bioma querem políticas que permitam o desenvolvimento sem mais degradação do meio.
- O caso do Nordeste brasileiro é exemplar. As pessoas que vivem nessa região não querem sair, elas querem a melhoria de sua qualidade de vida. E, para isso, fazem exigências muito pontuais, como a garantia da água e o conhecimento das tecnologias sobre o uso do solo - disse.
Inácio Arruda disse que a possibilidade de troca de experiências com parlamentares de outros países da América Latina que enfrentam problemas semelhantes será positiva para toda a região. Ele informou que das Mesas de Diálogo Parlamentar sairá um documento que será remetido ao Conselho Diretor da Conferência.
Histórico
A ICID ocorreu pela primeira vez em 1992, como preparação para a Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (UNCED, ou Rio 92). Reúne mais de 90 países da África, Ásia e América Latina e cerca de dois mil participantes.
Assim como antes, as conclusões desta edição devem subsidiar as discussões da Rio + 20 no que se refere ao semiárido. O evento acontecerá em 2012, novamente na cidade do Rio de Janeiro.
Leia mais sobre a conferência em: http://www.icid18.org/
Raíssa Abreu / Agência Senado
16/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil sedia conferência sobre clima e desenvolvimento em regiões semiáridas
Especialistas debatem clima de regiões semiáridas em conferência na Argentina
Concurso seleciona cartaz para conferência sobre regiões semiáridas
Especialistas internacionais participam de conferência sobre floresta e clima
Representantes de 3 mil municípios participam da II Conferência Nacional de Cultura
Pesquisadores se reúnem para discutir problemas das regiões semiáridas