Requião reafirma compromisso pela integração do Mercosul
Ao anunciar a realização da primeira reunião do Parlamento do Mercosul (Parlasul) neste ano, marcada para os dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro no Uruguai, o senador Roberto Requião (PMDB-PR), presidente da representação brasileira do legislativo regional, reafirmou seu compromisso de atuar para que a integração dos países do bloco vá além da esfera econômica.
- Avançamos nos acordos aduaneiros, mas além de trocas e vantagens comerciais, o que mais nos une e fortalece? - questionou o senador, no início do seu pronunciamento. O parlamentar reafirmou sua crença de que o Mercosul deve romper os limites dos acordos comerciais e fortalecer "alianças de solidariedade, de cidadania, de integração cultural e de busca de caminhos para superação das desigualdades".
O senador ponderou que os países que formam o Mercosul, além de pontos turísticos, disputas no futebol e informações sobre vinhos, sabem pouco uns dos outros.
Requião condenou manifestações durante recente revisão do Tratado de Itaiú, que menosprezavam a importância do Paraguai frente às dimensões brasileiras.
- Não vamos construir um Mercado Comum do Sul e avançar na unidade latino-americana com cacoetes imperialistas e tentações coloniais - frisou, ao lembrar que Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai devem construir um projeto único de desenvolvimento da região.
Em seu discurso, ele fez uma reflexão sobre os problemas enfrentados pela União Europeia, a qual, segundo observou, "desenvolve um esforço enorme para evitar que a crise não desagregue e imploda o bloco". Para o senador, essa realidade reforça a importância de superação das diferenças entre os países do Mercosul e a necessidade de que o desenvolvimento aconteça para o conjunto do bloco.
Para que isso ocorra, na opinião do senador, é essencial que o Parlasul esteja cada vez mais atuante.
- A consolidação do Parlamento é condição essencial para a consolidação do Mercosul. É o meio que faltava para fazer do Mercosul uma realidade incontestável, um protagonista forte e altaneiro das relações com os países e blocos comerciais.
21/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil reafirma compromisso com Mercosul e com integração sul-americana
Vídeo | Requião: Brasil deve capitanear integração do Mercosul
Requião pede aumento do investimento público e esforço para integração no Mercosul
INTEGRAÇÃO EDUCACIONAL COM MERCOSUL SERÁ DISCUTIDA PELA CRE
Brasil reafirma compromisso com a África
Alckmin reafirma compromisso de SP com geração de empregos