Reserva biológica em Pernambuco vai controlar espécies exóticas invasoras



A Reserva Biológica (Rebio) de Saltinho, em Pernambuco, criou um Plano de Controle de Espécies Vegetais Exóticas Invasoras. Por ter sido no passado uma Estação Florestal Experimental, a Unidade de Conservação (UC) registra a presença de mais de vinte espécies exóticas. No entanto, só são consideradas invasoras as espécies exóticas que estão se reproduzindo e expandindo sua área de ocupação, em detrimento de espécies nativas.

Estão nesse caso o dendezeiro (Elaeis guineensis), o jambo rosa (Syzygium malaccense) e a jaqueira (Artocarpus heterophyllus), entre outras. Gramíneas como o bambu (Bambusa sp.), o capim-colonião (Panicum maximum) e a braquiária (Urochloa decumbens) também levam à perda da biodiversidade nativa em algumas áreas da reserva.

“As espécies exóticas cuja população tem permanecido estável, entretanto, também preocupam, na medida em que o seu potencial invasor pode ser desencadeado a partir de alguma mudança, não raro imponderável, nas condições ambientais locais, e, também, por ocuparem o espaço das nativas em uma unidade já tão pequena e isolada”, disse o chefe da Rebio, Walter Cabral de Moura.

Espécies exóticas invasoras são a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo, logo depois de perda de habitats. A Convenção Internacional sobre a Diversidade Biológica (CDB) estabelece que as partes signatárias devem impedir a introdução e controlar ou erradicar espécies exóticas que ameacem os ecossistemas, habitats e espécies.

A Rebio Saltinho, por ser uma unidade pequena, apresenta-se ainda mais suscetível e vulnerável à invasão por espécies exóticas. Por outro lado, e pela mesma razão, as ações de controle e erradicação têm maior chance de êxito, com menor custo.

O plano de controle foi elaborado por Michele Dechoum, do Instituto Hórus de Desenvolvimento e Conservação Ambiental, com apoio do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste (Cepan), da Associação para a Proteção da Mata Atlântica do Nordeste (Amane) e da Conservação Internacional do Brasil (CI).

O resultado do trabalho já foi apresentado ao Conselho Consultivo da Rebio. No momento, a equipe técnica de Saltinho finaliza alguns detalhes do projeto de execução, a ser submetido à Diretoria de Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com o apoio da Coordenação Regional 6, que tem jurisdição sobre a região.

 

Fonte:
ICMbio



03/12/2010 15:38


Artigos Relacionados


Encontro avalia impacto de espécies invasoras no meio ambiente

Botânico encontra espécies exóticas e perigosas no trecho sul do Rodoanel

João Pedro: Reserva Biológica do Abufari deve ser transformada em reserva extrativista

Garibaldi apóia transformação de reserva biológica em reserva extrativista

Reserva Biológica de Comboios (ES) seleciona voluntários

Juvêncio contesta criação de reserva biológica