Retrato da Juventude Negra do Brasil é lançado na III Conapir



Durante a programação da III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (III Conapir), realizada em Brasília-DF, de 5 a 7 de novembro, no Centro de Convenções Brasil 21, será lançado o ‘Boletim Municipal Vulnerabilidade Social e Juventude Negra’. A publicação traça o perfil da juventude de cada uma das 5.570 cidades brasileiras, com informações desagregadas por raça/cor, permitindo a comparação entre dados sobre juventude em geral e a negra.

O objetivo é fortalecer a atuação dos gestores municipais e da sociedade civil no enfrentamento à violência contra a juventude negra, oferecendo informações individualizadas e de forma didática sobre cada município do país.

O boletim concentra dados do Censo Demográfico 2010 e da Pesquisa de Informações Básicas Municipais, ambos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde. A publicação apresentando informações da juventude em relação a caracterização demográfica, vulnerabilidade à violência, educação, mundo do trabalho e renda e, políticas de promoção da igualdade racial e de juventude.

Realizado em ação conjunta entre a Seppir e o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por meio da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (SAGI), o boletim ficará disponível no site do ministério, na coluna Relatórios de Informações Sociais.

Juventude Viva
A proposta de conteúdo foi definida pela Coordenação Executiva do Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra - Juventude Viva, composta pela Seppir e Secretaria Nacional de Juventude (SNJ).

Executado em parceria pelos Ministérios da Justiça, Saúde, Educação, Trabalho e Emprego, Cultura, o Juventude Viva tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros por meio de ações de prevenção, realizadas em quatro eixos: Fim da Cultura de Violência Inclusão; Emancipação e Garantia de Direitos; Transformação de territórios e; Aperfeiçoamento institucional.

O Plano foi implantado de forma piloto, em setembro passado, em Alagoas, estado que possui o maior índice de homicídios entre a juventude no país e tem 132 cidades prioritárias para a implantação. O ranking é formado pelo número absoluto de jovens negros, de acordo com o Datasus, base de dados do Ministério da Saúde.

Fonte:
Secretaria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial



04/11/2013 17:20


Artigos Relacionados


Mulheres negras contam sua história é lançado na 3ª Conapir

“Mapa da população segundo cor e raça” é lançado na III Conapir

“Mulheres Negras contam sua História” será lançado na Conapir

Guia do Estatuto da Igualdade Racial será lançado na III Conapir

Pesquisa mostra retrato da juventude brasileira

Acervo digital de cultura negra é lançado no Rio