Reunião fortalece agricultura familiar na América do Sul



A agricultura familiar sai fortalecida do encontro semestral da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf). Pelo menos, é isso que garante o chefe da Assessoria para Assuntos Internacionais e de Promoção Comercial do MDA, Caio França, que representou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no evento que terminou nesta quarta-feira (27), na Venezuela.

“Fortalece a agricultura familiar da região. Primeiramente, com a incorporação da Venezuela que permite a ampliação do escoamento dos produtos e num segundo momento com a definição de temas centrais para desenvolver a produção, que permite o dinamismo do segmento na América do Sul”, garante Caio França.

Segundo França, um dos pontos mais avançou nas conversas foi a questão de gênero, que já agendou eventos para 2014. “Foi aprovada a implementação de um programa regional voltado para a autonomia econômica das mulheres e fortalecimento das políticas públicas dirigidas à promoção da igualdade. Elas também definiram a realização de uma conferência de mulheres rurais da América Latina e do Caribe, para ocorrer no primeiro semestre do próximo ano, como parte das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar”, afirma.

Caio salientou que a celebração da agricultura familiar em 2014 foi um dos assuntos mais comentados na reunião e elogiou a participação efetiva dos países. “Consolida a entrada da Venezuela e aprofunda a participação da Bolívia e do Equador nas atividades da Reaf. Há uma preocupação e um interesse de todos os países com o Ano Internacional da Agricultura Familiar, que será celebrado no ano que vem. Está sendo constituída uma agenda por cada participante para organizar a participação nas programações festivas do próximo ano”, garante. 

Reaf

Governo e sociedade civil organizada se reuniram em quatro grupos temáticos, divididos em: Gênero, que discutiu a nova etapa do programa de formação regional; Juventude, que debateu a edição renovada do curso de formação para juventude rural; Acesso à Terra, que tratou das Diretrizes Voluntárias para a Governança Responsável da Terra e dos Recursos Pesqueiros e Florestais; e Facilitação do Comércio, que levantou os critérios comuns para o reconhecimento da agricultura familiar nos países para propiciar a construção de políticas públicas.

O evento reuniu sete países da América no Sul - os cinco componentes do grupo (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) e dois países observadores (Bolívia e Equador) – em Caracas, capital venezuelana para avaliar e debater os avanços da agricultura familiar na região. 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário 



28/11/2013 12:24


Artigos Relacionados


Oficina discute sobre agricultura familiar na América Latina e Caribe

Brasil está entre os países que mais apoiam agricultura familiar na América Latina

Governo participa de reunião sobre agricultura familiar

Começam peparativos para reunião de agricultura familiar do Mercosul

MDA define propostas para 17ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar

Ministério participa de reunião no Paraguai sobre agricultura familiar no Mercosul