Reunião para eleger suplentes da Mesa fica para as 19h



Matéria retificada em 02/02/2011 às 19h30

A pedido de líderes partidários, o presidente do Senado, José Sarney, transferiu para as 19h desta quarta-feira (2) a retomada da 3ª reunião preparatória, em que devem ser eleitos os quatro suplentes da Mesa do Senado. A reunião estava marcada para 13h, mas foi adiada para que os líderes tenham mais tempo para fechar um acordo.

- Insistir para fechar logo as suplências dificultaria, pois uma das possibilidades de acordo é a cessão, por parte do PMDB, de um cargo de suplente para fazermos a composição - comentou no início da tarde o líder do PT, senador Humberto Costa (PT-PE), após reunião da bancada do partido.

Os titulares da Mesa foram eleitos na terça, à noite, quando foi aberta a terceira e última etapa de preparação da abertura da nova legislatura. A composição foi definida em votação com 71 votos favoráveis à chapa única formada por acordo entre os partidos. Só houve um voto contrário e uma abstenção. Foram escolhidos dois vice-presidentes e quatro secretários.

Ainda pela manhã, na 1ª reunião preparatória, os novos senadores foram empossados. Na 2ª reunião, logo em seguida, eles se juntaram aos demais para eleger o presidente da Casa para o novo biênio (2011/2012). Com 70 dos 81 votos, o senador José Sarney foi escolhido para o cargo pela quarta vez.

A indicação dos integrantes da Mesa levou em conta o critério de proporcionalidade, com base no tamanho das bancadas. Por isso, o PMDB indicou Sarney para presidir a Casa. No entanto, o PMDB e o PT, os dois maiores partidos, acabaram cedendo vagas para atender legendas aliadas que ficariam sem representação. Além disso, três partidos empatavam em número de integrantes, com cinco senadores cada (PP, PR e DEM).

Humberto Costa afirmou desde a véspera que o objetivo era fechar a composição da Mesa junto com a definição das comissões, algumas delas alvo de intensa disputa, inclusive entre partidos da base governista. Após a reunião da bancada, nesta quarta-feira, ele disse que a proposta inicialmente discutida previa uma suplência e mais outro espaço para o PSDB, a maior bancada da oposição, com dez senadores - que vem reivindicando a presidência da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI), também disputada pelo PT.

- Isso terminou não acontecendo no final, pois esse espaço poderia ser a Ouvidoria, que, em princípio, já está com o DEM - explicou

Ao deixar as suplências em aberto, acrescentou o líder petista, a idéia foi deixar, portanto, um "instrumento" disponível para um acordo final. Segundo ele, os entendimentos vão avançar até a noite, o que afastaria a possibilidade de o PSDB lançar candidatos avulsos para as suplências, numa situação de bate-chapa.

- Nenhuma possibilidade está descartada, mas eu continuo apostando que vai acontecer um acordo - disse.

Quanto aos nomes para as comissões, Humberto Costa conformou que, pelo bloco governista, o PT indica Delcídio Amaral (PT-MS) para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e Lindbergh Farias (PT-RJ) para a Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI). Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) deve ficar com a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) deve caber ao PDT, que pretende indicar para sua presidência o líder do partido, Acir Gurgacz (PDT - RO).



02/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Reunião para eleger os suplentes da Mesa é transferida para as 19h

Votação de suplentes da Mesa fica para esta quinta-feira

Sem acordo, Sarney suspende reunião preparatória para eleger Mesa

Senadores retomam reunião para escolher suplentes da Mesa

Deputados estão reunidos para eleger nova Mesa Diretora

Reunião para eleição da Mesa recomeça, mas não há consenso para ocupação da 4ª secretaria e das suplências da Mesa diretora