Revista 'Em Discussão!' aborda desafio da mobilidade urbana



O que fazer para que milhões de brasileiros possam ir de casa para o trabalho todos os dias usando um transporte público de qualidade. Este é o desafio a que se propôs o Senado, ao realizar, em junho — poucas horas depois das primeiras manifestações que se alastraram por todo o país —,  uma audiência pública sobre mobilidade urbana. As ideias trazidas pelos especialistas e os projetos em discussão na Casa são o tema da edição nº 18 da revista Em Discussão!, publicação do Jornal do Senado. O lançamento está marcado para esta quarta-feira (6), às 8h, na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), presidida pelo senador Fernando Collor (PTB-AL).

Baseada em estudos acadêmicos e científicos, Em Discussão! apresenta o diagnóstico feito pelos debatedores: nas décadas recentes, os “incentivos” para o brasileiro migrar do transporte público para o privado foram muitos. O aumento do custo do transporte público – superior à inflação oficial –, aliado à sua endêmica ineficiência, levou à perda de passageiros. As crescentes frotas de carros e motos, cuja produção foi estimulada, só complicaram a situação das vias urbanas, deixando a maioria das metrópoles brasileiras à mercê dos congestionamentos.

Responsáveis por 90% dos passageiros do transporte público brasileiro, os ônibus deveriam ter prioridade máxima no tráfego, por meio da implantação dos corredores exclusivos, uma das muitas soluções abordadas por Em Discussão!, que apresenta ao leitor experiências de sucessos e inovadoras mundo afora — do Bus Rapid Transit de Bogotá as passarelas suspensas para pedestres na China, das taxas sobre congestionamentos e pedágios urbanos cobrados em cidades como Londres e Estocolmo aos eficientes transportes sobre trilhos (metrô, trens urbanos, Veículo Leve sobre Trilhos).

Os prejuízos econômicos, sociais e ambientais são enormes. Estudos indicam que somente a capital paulista pode ter perdido o equivalente a R$ 1 trilhão nas cinco últimas décadas.

"Temos que sentar para repensar as cidades. A crise que estamos vivendo é uma crise das principais cidades do país, porque não existe mais mobilidade, não existe mais facilidade para o cidadão", diz à revista o senador Alfredo Nascimento (PR-AM), ex-ministro dos Transportes.

A edição de 80 páginas descreve como a solução do problema envolve planejamento e altos investimentos públicos. A lista de opções de transporte público é bastante extensa, porém a eficácia de cada sistema varia de acordo com o tamanho de cidade, de cada bairro, de cada orçamento municipal.

Protestos pelo país

Como relata a revista, as manifestações de junho tiveram impacto imediato na pauta de votações do Congresso Nacional. Um pacote de medidas que buscam responder à demanda pela melhoria no serviço de transporte público batizado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, de “agenda da sociedade”, começou a ser votado. O Senado debate ainda diversos projetos para diminuir os custos do transporte para a população, entre eles destacam-se a desoneração da cadeia produtiva do setor e a gratuidade para estudantes.

"O Brasil gasta muito dinheiro, de maneira estúpida, na construção do sistema viário para a circulação de automóveis”, critica o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), o engenheiro Ailton Brasiliense Pires.



04/11/2013

Agência Senado


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