RIBAMAR FIQUENE ELOGIA PROVÃO



O senador Ribamar Fiquene (PFL-MA) elogiou os resultados do Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como Provão, que segundo ele proporcionaram uma melhoria no nível das universidades brasileiras. O senador lembrou a rejeição com que o sistema foi recebido, há quatro anos. "Hoje é um sucesso inquestionável", acredita. Entre as principais melhoras conseguidas pelo Provão, destacou Fiquenes, está a maior qualidade na titulação de professores. Segundo o Censo de Ensino Superior de 1999, disse o senador, o número de profissionais com mestrado subiu 23% em dois anos e o total de professores com doutorado aumentou quase 30% no período.
A última edição do exame avaliou 214.924 estudantes. Prestar o exame passa a ser condição obrigatória para a obtenção do diploma. São avaliados alunos das últimas séries dos cursos superiores, definidos anualmente pelo Ministério da Educação. Segundo Fiquene, doze cursos estão na iminência de serem fechados pelo Ministério. "O Provão tem imperfeições, mas nenhuma boa faculdade foi classificada como péssima e nenhuma péssima virou boa", afirmou. O senador considera a margem de erro do Provão "mais do que aceitável", lembrando que antes não havia critério nenhum.
- Os relatórios do Exame Nacional de Cursos fornecem subsídios para que o Ministério da Educação desempenhe com maior segurança as suas atribuições legais, zelando pela qualidade do ensino brasileiro - afirmou, lembrando que a avaliação de faculdades é comum em outros países, como os Estados Unidos.

30/06/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


RIBAMAR FIQUENE ELOGIA TRABALHO DE ROSEANA SARNEY NO MARANHÃO

Morre ex-senador Ribamar Fiquene

RIBAMAR FIQUENE É EMPOSSADO NO LUGAR DE JOÃO ALBERTO

RIBAMAR FIQUENE É EMPOSSADO NO LUGAR DE JOÃO ALBERTO

FIQUENE ELOGIA GESTÃO SARNEY FILHO NA PASTA DO MEIO AMBIENTE

ARRUDA ELOGIA DESEMPENHO DA UNB NO PROVÃO