Rio de Janeiro ganhará Museu da Moda
O projeto do Museu da Moda foi apresentado à ministra da Cultura, Marta Suplicy, nessa segunda-feira (13), no Rio de Janeiro, durante encontro com a secretária estadual de Cultura do Rio de Janeiro, Adriana Rates.
O Museu da Moda deverá ser instalado no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, em uma área prevista de 6 mil m2, tendo como âncora o antigo Solar da Marquesa de Santos, que hoje se encontra em processo de restauração. Inicialmente, o Museu da Moda irá funcionar a partir de três eixos: Memória, Educação e Fomento.
O projeto prevê a construção de anexos que irão abrigar, entre outros, o acervo da moda brasileira – como uma coleção de 5 mil peças da estilista Zuzu Angel, conhecida como Coleção Política; coleção Século XIX; coleção Moda Brasileira (Século XX); coleção Moda Contemporânea; coleção Moda Praia; coleção Jóias Brasileiras; coleção Moda Etnográfica, além de outras –; áreas técnica (reserva e conservação de têxteis) e tecnológica; exposições nacionais e internacionais; banco de imagens; espaços compartilhados com novos criadores; áreas de eventos e de convivência (restaurante, café e livraria).
A ideia, como explicou a secretária de Cultura, Adriana Rates, é fortalecer o bairro de São Cristóvão, que já possui um circuito criativo de moda movimentado por micro e pequenas empresas de confecção de roupas e acessórios, além de projetar o País no mercado internacional de moda.
A diretora da Casa da Marquesa de Santos, Luiza Marcier, acredita que o São Cristóvão poderá se transformar em um bairro com foco na Economia Criativa. "Isso é um ponto de partida do projeto. O Instituto Zuzu Angel, que há mais de 20 anos luta pela memória da moda a partir da coleção Zuzu Angel e também trabalhando no ensino da moda; e o Sebrae, que já faz uma série de projetos de empreendedorismo da moda. Na verdade, a secretaria percebeu esse momento de confluência da sociedade, de organizações governamentais e não governamentais. E a ideia é que o Museu da Moda seja capaz de congregar todas essas visões, que seja um lugar de reunir esse interesse que é juntar a memória da moda com a criação de moda. Então, é ter um lugar para o repertório, da criação para o ensino e o fomento. Dessa maneira, a gente acredita que a moda brasileira vá se colocar de uma forma afirmativa no cenário internacional".
Para o desenvolvimento do projeto, o corpo técnico da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro visitou outros espaços do gênero na França, na Bélgica, nos Estados Unidos e em outros países.
Fonte:
14/01/2014 11:36
Artigos Relacionados
Rio de Janeiro ganhará 50 novos Pontos de Cultura
Rio de Janeiro ganhará até 2013 equipamentos para reduzir efeito das chuvas
Museu Brasileiro de Escultura sedia Desfile de Moda Inclusiva
Banco do Brasil participa de evento de moda no Rio de Janeiro
Museu do Café tem visitação noturna em janeiro
Museu do Rio de Janeiro participa da noite internacional de observação da lua