Rio de Janeiro inaugura primeira escola ecológica do País



Foi inaugurada nesta sexta-feira (20), no bairro de Santa Cruz, um dos mais carentes do Rio de Janeiro, a primeira escola ecológica do Brasil. O Colégio Estadual Erich Walter Heine tem instalações que captam água da chuva para ser utilizada nos sanitários, jardins e limpeza da escola, com economia de 50% da água potável. As lâmpadas LED dispostas em todo edifício reduzem o consumo de energia em até 80%.

O formato de cata-vento da construção e o telhado verde reduzem a temperatura, em uma região em que ela ultrapassa 40 graus Celsius no verão. A escola está entre as 121 instituições no mundo com certificação Leed Schools (de liderança em energia e design ambiental) e é a primeira escola de ensino médio profissionalizante da região, que tem um dos menores índices de desenvolvimento humano do município.

A iniciativa faz parte de um convênio entre o governo do estado e a empresa Thyssenkrupp CSA. O investimento de R$ 11 milhões foi arcado integralmente pela siderúrgica, a maior da América Latina.

O diretor de Sustentabilidade da empresa, Luiz Cláudio Castro, explicou que a construção da escola estava prevista no projeto de compensação por liberação de carbono, e que a ideia de uma construção sustentável surgiu para ajudar a reduzir os gases de efeito estufa.

Desde fevereiro, cerca de 200 alunos estudam na escola que foi oficialmente inaugurada nesta sexta com a conclusão da piscina e da quadra poliesportiva. O colégio também oferece especialização em administração, com um computador por aluno e lousas digitais, com acesso à internet.


Fonte:
Agência Brasil



20/05/2011 20:19


Artigos Relacionados


Rio de Janeiro inaugura primeira etapa das obras do porto

Banco do Brasil inaugura primeira agência ecoeficiente do País em São Paulo

Governo inaugura nesta quinta primeira creche na capital do Programa Creche Escola

Justiça: Febem inaugura primeira unidade do País para jovens com problemas psicológicos

Justiça: Febem inaugura primeira unidade do País para jovens com problemas psicológicos

Educação: Plantio de 5 mil árvores marca caminhada ecológica de escola do interior