Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina destacam–se nas Paralimpíadas Escolares 2012



O evento reuniu mais de 1,2 mil competidores de 24 estados e do Distrito Federal


Os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina sagraram-se campeões, na última sexta-feira (19), das Paralimpíadas Escolares, evento que reuniu mais de 1,2 mil competidores de 24 estados e do Distrito Federal. Em primeiro lugar ficou o Rio de Janeiro – 80 pontos; em segundo,
São Paulo com 69 pontos; e em terceiro lugar ficou Santa Catarina, com  35 pontos na classificação geral.

As disputas começaram oficialmente no dia 16 de outubro, em São Paulo. Conhecida como a maior competição esportiva do planeta para atletas com deficiência física, as Paralimpíadas Escolares foram uma oportunidade de se detectar novos talentos, já pensando nos Jogos Paralímpicos Rio 2016.


Segundo o presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Andrew Parsons, além da detecção de novos atletas, as Paralimpíadas Escolares deixarão o maior legado: uma geração de jovens que acreditam no esporte como forma de exercer sua cidadania. “Nessa edição tivemos muitas surpresas, que com certeza contribuirão com a renovação do esporte de alto rendimento”, disse. Parsons também parabenizou todos os estados presentes na competição, os atletas que fizeram o melhor, seja em quadra, no campo, na piscina ou na pista.