Rio de Janeiro sedia maior feira da indústria naval da América Latina



Com cerca de 350 expositores de 15 países, começa nesta quarta-feira (3), no Centro de Exposição SulAmérica, no Rio de Janeiro, a Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore, maior evento do gênero na América Latina.

A Navalshore 2011 será realizada até sexta-feira (5) quando deverá receber, segundo os organizadores, mais de 14 mil visitantes, entre eles autoridades dos governos estadual e federal e executivos da iniciativa privada.

Para a gerente da feira, Bárbara Nogueira, o interesse despertado pelo evento reflete o atual estágio de desenvolvimento da economia nacional e, em particular, da indústria naval e offshore brasileira, que vai definindo suas demandas e exigindo do mercado nacional e internacional uma pluralidade de serviços e equipamentos. Ela disse que o evento tem este ano um diferencial: reúne, pela primeira vez, um grupo de empresas nacionais e internacionais de grande relevância em termos de know-how e potencialidade de negócios.

O encontro é realizado no momento em que a indústria naval do País é estimulada pelas encomendas da Petrobras voltadas para a exploração e o desenvolvimento dos campos do pré-sal na Bacia de Santos. Contribuem ainda iniciativas como a da Transpetro, braço logístico da Petrobras, que vem implementando o Programa de Modernização e Expansão da Frota nacional de Petroleiros (Promef).

Com a encomenda de 49 navios, o programa possibilitou a construção de novos estaleiros e a modernização das unidades existentes. Com isso, o País tem atualmente a quarta maior carteira de encomendas de petroleiros do mundo e ocupa a quinta posição no ranking de encomendas de navios em geral.

A frota de porta-contêineres também apresenta recuperação: somente em 2011, 181 navios de pequeno porte foram encomendados - mais que os 124 encomendados em todo o ano passado.

Entre as autoridades convidadas para o evento estão o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia, Marco Antônio Almeida, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio de Janeiro, Julio Bueno, e o presidente da Transpetro, Sergio Machado.

 

Fonte:
Agência Brasil



03/08/2011 10:05


Artigos Relacionados


São Paulo sedia maior feira de telecomunicações da América Latina

USP sedia maior congresso de quadrinhos da América Latina

Rio de Janeiro sedia fórum econômico mundial sobre América Latina

Furnarte revitalizará maior centro cultural de artes cênicas da América Latina no Rio de Janeiro

Maior feira de defesa e segurança da América Latina começa nesta 3ª no RJ

Maior feira de editoras independentes da América Latina começa nesta quinta (27) no Rio