Rio de Janeiro terá novo autódromo na Zona Oeste para substituir o de Jacarepaguá



O Ministério do Esporte apresentou na segunda-feira (30) o projeto do novo autódromo internacional do Rio de Janeiro, que será construído no Morro do Camboatá, em Deodoro, bairro da Zona Oeste carioca, em terreno que pertence ao Exército. O atual circuito, de Jacarepaguá, será desmontado para a construção do Parque Olímpico dos Jogos de 2016.

O ministério é o responsável pelo projeto do novo autódromo, segundo a divisão de tarefas entre os organizadores dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

“Em poucos anos, Deodoro se tornará um novo polo esportivo do País, e o autódromo poderá vir a ser a maior atividade econômica da região”, acredita o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, que fez a apresentação do projeto para pilotos e dirigentes do automobilismo. O secretário explicou que o projeto é apenas conceitual e que a definição do projeto básico e do cronograma de licitação começará nas próximas semanas. Para esse detalhamento técnico, os pilotos serão chamados a colaborar.

Segundo o Ministério do Esporte, entre as várias razões que levaram à escolha de Deodoro está o fato de que o bairro já possui o Complexo Esportivo construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007 e receberá o Parque Radical dos Jogos de 2016, com diversas estruturas que ficarão como legado. Além disso, o bairro será beneficiado com obras de infraestrutura como a construção de dois corredores de ônibus expresso BRT (sigla em inglês para Bus Rapid Transit), o BRT Transolímpica e o BRT Avenida Brasil, a recuperação das duas estações de trem, a aquisição de novos vagões e a abertura de novas vias de tráfego.

Para preservar a imensa área verde do local, o modelo adotado para o novo circuito é o de autódromo-parque. O Ministério do Esporte contratou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para realizar estudos de viabilidade e sustentabilidade econômica e ambiental, assim como uma análise comparativa com os mais modernos e tradicionais autódromos do mundo. A FGV também elaborou o conceito do traçado da pista.


Grupo consultivo

A reunião teve a participação dos pilotos Ingo Hoffmann, Beto Monteiro, Celso Viana e Duda Pamplona; do presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Cleyton Pinteiro; do promotor da Stock Car Carlos Col; e do presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Djalma Neves. Por sugestão do ministério, eles formarão um grupo de pilotos que, junto com a CBA e a Faerj, vão acompanhar as próximas fases do trabalho. 

Segundo Ricardo Leyser, será formado um grupo consultivo para detalhar melhor as sugestões levantadas pelos presentes. O promotor Carlos Col, por exemplo, afirmou que o conceito escolhido oferece maior possibilidade de o espaço se tornar multiuso. “Ficamos felizes e surpresos com a abertura que o ministério nos proporcionou. É gratificante”, elogiou.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



31/05/2011 12:27


Artigos Relacionados


Ministério do Esporte vai desenvolver projeto do novo autódromo do Rio de Janeiro

SP ganha novo parque na zona oeste da capital

Zona Oeste de São Paulo ganha novo espaço cultural

Zona Oeste de São Paulo ganha novo espaço cultural

Moradores da Zona Oeste de São Paulo ganham novo espaço cultural

Moradores da Zona Oeste de São Paulo ganham novo espaço cultural