Rio Grande do Sul confirma três casos de sarampo
Depois de 11 anos, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul confirmou três casos de sarampo no estado. De acordo com o governo gaúcho, o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, referência nacional para o sarampo, identificou nos doentes o mesmo vírus que circula na África desde 2007.
Todos os casos foram registrados em Porto Alegre, sendo dois em garotas, de 10 e 11 anos de idade, da mesma família. Elas viajaram com a família para Buenos Aires, na Argentina, de 22 a 28 de julho, no mesmo período em que foram identificados casos de sarampo no país vizinho. As crianças não foram vacinadas contra a doença. A suspeita é de que o vírus que circula na Argentina tenha origem na África do Sul.
O terceiro caso foi em uma menina de 9 meses, que contraiu a doença depois de contato com uma das outras infectadas no hospital.
O Rio Grande do Sul identificou 50 casos suspeitos. Do total, três foram confirmados, 38 descartados e nove continuam sob investigação.
Neste ano, foram registradas três suspeitas da doença em Belém, no Pará, e 11 em João Pessoa, na Paraíba. O Ministério da Saúde informou que a circulação do vírus dentro do Brasil não ocorre desde o ano 2000 e que os casos confirmados, desde então, se originaram em outros países.
Para evitar a propagação da doença, o ministério recomenda reforçar a aplicação da vacina na população na faixa etária de 1 a 49 anos. A dose é gratuita e está disponível nos postos de saúde.
Fonte:
Agência Brasil
22/09/2010 18:28
Artigos Relacionados
Rio Grande do Sul confirma dois casos de sarampo
Rio Grande do Sul investiga três novos casos suspeitos de sarampo
Secretaria de Saúde do Rio confirma três casos de leptospirose na região serrana
Ministério da Saúde confirma três casos de dengue tipo 4 em Boa Vista (RR)
Rio Grande do Sul prorroga vacinação contra o sarampo
Rio Grande do Sul mantém vacinação contra o sarampo nesta semana