Rio Tietê será palco de procissão fluvial neste domingo



Evento acontece em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil

A calha do Rio Tietê na Capital paulista será palco de uma procissão fluvial na manhã deste domingo, 12, em homenagem à Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil. A procissão faz parte do projeto "Tietê Esperança Aparecida", que tem, além do aspecto religioso, o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do trabalho de despoluição e revitalização do rio Tietê.

O "Tietê Esperança Aparecida" é realizado desde 2004 pela Paróquia São Luiz Gonzaga, de Pirituba, sempre entre os dias 22 de setembro – Dia do Tietê – e o dia 12 de outubro – Dia de Nossa Senhora Aparecida; e conta com apoio logístico do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento e Obras, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, CET e outros órgãos.

O projeto consiste de uma peregrinação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, retirada no Santuário Nacional de Aparecida, no Vale do Paraíba, e uma série de missas abordando a importância do rio Tietê, entre o Parque Nascentes do Tietê, em Salesópolis, e a cidade de São Paulo. No roteiro, a imagem passa pelas cidades de Biritiba Mirim, Mogi das Cruzes, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Guarulhos, e pelos bairros de São Miguel Paulista e Penha, na Capital. A cerimônia de entrega da imagem, no Santuário Nacional de Aparecida, deste ano contou com a participação da Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, e do Superintendente do DAEE, Ubirajara Tannuri Felix.

Procissão Fluvial

Neste domingo, às 9h30, o "Tietê Esperança Aparecida" realiza a procissão fluvial no rio Tietê, entre as pontes Júlio de Mesquita Neto e Piqueri. O trecho tem cerca de 2 quilômetros e a procissão, que será realizada em barcos, terminará com uma missa campal na alça de acesso da ponte do Piqueri.

Para Ubirajara Tannuri Felix, Superintendente do DAEE, "o evento mostra a dimensão que o trabalho de revitalização do rio Tietê e a recuperação do meio ambiente desenvolvido pelo Governo do Estado conquistou na população paulista que reconhece o esforço realizado em prol da melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana de São Paulo e em toda a bacia do rio Tietê".

Do DAEE

(L.F.)



10/11/2008


Artigos Relacionados


Rio Tietê recebe procissão fluvial de Nossa Senhora Aparecida

Unicamp será palco de shows neste sábado

Campeonato amador de skate acontece neste domingo no Parque Ecológico do Tietê

Vestibular das Fatecs será neste domingo

Vestibular das Fatecs será neste domingo

Vestibular da Unesp será realizado neste domingo