Rio+20 terá cinco mil homens da FAB para reforçar esquema de segurança
A Força Aérea Brasileira (FAB) vai enviar mais cinco mil militares para garantir as operações de segurança durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A informação foi divulgada na terça-feira (29) através de nota do Ministério da Defesa.
Rio+20 terá unidades de combate ao terrorismo e crimes cibernéticos
Somados aos 15 mil homens das Forças Armadas e das polícias que atuarão no evento, o contingente de segurança da Rio+20 chegará a 20 mil pessoas. Os efetivos da FAB serão empregados no controle das bases aéreas do Galeão, na Ilha do Governador, dos Afonsos, em Marechal Hermes, e de Santa Cruz, na zona oeste.
O tráfego aéreo será monitorado pelo Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), situado ao lado do Aeroporto Santos Dumont. Todas as orientações de pouso e decolagem das aeronaves durante a Rio+20 serão feitas do CGNA.
Se houver ataque aéreo ou entrada de aeronaves sem autorização no espaço restrito, decolarão imediatamente caças Super Tucano ou F-5 M, mas a decisão para o abate só poderá ser tomada pela presidenta Dilma Rousseff.
A FAB também vai empregar helicópteros H-60 Black Hawk e AH2, de fabricação russa. O patrulhamento do espaço aéreo será apoiado por aviões radares. Em caso de emergência, serão acionadas tropas que estarão de prontidão nas bases aéreas.
Segundo o Ministério da Defesa, o custo total com o esquema de segurança da conferência é R$ 132,8 milhões, dos quais R$ 90 milhões provenientes das Forças Armadas.
Acompanhe notícias sobre a Rio+20 no portal do Comitê Nacional de Organização
Visite a página da Conferência Rio+20 no Facebook
Siga o perfil da Rio+20 no Twitter
Fonte:
Agência Brasil
30/05/2012 12:05
Artigos Relacionados
Marinha terá 3.200 homens e 30 embarcações para segurança durante Rio+20
Inauguração terá esquema especial de segurança e trânsito
Governo suspende férias e coloca mais de 20 mil homens para reforçar o policiamento no Carnaval
PF faz operação em cinco estados para desmontar esquema de tráfico de cocaína
Estádios de futebol serão monitorados para reforçar segurança
PM tem 874 novos sargentos para reforçar a segurança em todo o estado