Rio+20 termina nesta sexta-feira (22) com balanço positivo para o Brasil



Autoridades consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável junto com a erradicação da pobreza

 

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será encerrada nesta sexta-feira com a divulgação do documento final, contendo 49 páginas, denominado O Futuro Que Queremos.

Autoridades brasileiras consideram um avanço a inclusão do desenvolvimento sustentável junto com a erradicação da pobreza. O chefe da delegação do Brasil na Rio+20, embaixador André Corrêa do Lago, reiterou que o saldo da Conferência é positivo. “O principal saldo foi fazer com que o desenvolvimento sustentável se transforme em paradigma em todos seus aspectos - social, ambiental e econômico”, disse.

Para representantes de movimentos sociais, faltou ousadia por parte das autoridades na exigência de definições claras sobre responsabilidades específicas, repasses financeiros, discriminação de prazos para a adoção de medidas e a ampliação de poderes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).


Divergências

As discussões mostraram ainda que as divergências econômicas estão presentes também nos debates políticos e ambientais. Os negociadores dos países desenvolvidos e em desenvolvimento entraram em vários conflitos, principalmente os que envolviam recursos. A União Africana (formada por 54 países) foi um dos blocos que mais reagiram às restrições impostas pelos países desenvolvidos.

Paralelamente, os líderes políticos estrangeiros discursavam na sessão plenária e debatiam o conteúdo do documento final. O texto ratifica que os temas polêmicos e sem consenso ficarão para uma próxima cúpula. Os aspectos sociais são destacados, ressaltando o esforço conjunto para a erradicação da pobreza, a melhoria na qualidade de vida e o homem no centro das preocupações.

O documento tem 49 páginas, menos uma em relação à versão anterior, sendo que inicialmente o texto chegou a ter 200 páginas, e está dividido em seis capítulos e 283 itens. Os capítulos mais relevantes são os que tratam de financiamentos e meios de implementação (relacionados às metas e compromissos que devem ser cumpridos).

Acompanhe notícias sobre a Rio+20 na página oficial do Governo Brasileiro

Visite a página da Rio+20 no Facebook 

Siga o perfil da Rio+20 no Twitter

Assista a vídeos sobre a Rio+20 no canal oficial no Youtube 

Leia a edição especial da Revista Brasilis sobre a Rio+20

 

Leia mais:

Governo brasileiro vê avanços nas negociações da Rio+20

Documento final da Rio+20 é aprovado

Programa Brasil Sustentável é lançado na Rio+20

 

Fonte:
Agência Brasil

 

22/06/2012 14:44


Artigos Relacionados


Prazo para inscrição no Prêmio ODM Brasil termina nesta sexta-feira (2)

Prazo para alistamento militar termina nesta sexta-feira

Prouni: Prazo para matrícula termina nesta sexta-feira

Termina nesta sexta-feira (11) o prazo para inscrições no Sisu

Termina nesta sexta-feira prazo para inscrição no Enem

Detran-SP: Inscrição para concurso termina nesta sexta-feira