Ritmo de crescimento da economia é moderado no País, diz Banco Central



O Banco Central (BC) divulgou, nesta terça-feira (22), Boletim Regional com dados e indicadores econômicos de cada região geográfica. O boletim apresentou que o ritmo de crescimento da economia brasileira mostra sinais de moderação, mas há diferentes trajetórias entre as regiões do País. 
Segundo o boletim, “o desempenho da atividade deverá seguir favorecido pela expansão da demanda interna, sustentada pelo vigor do mercado de trabalho e pela expansão do crédito, ainda que em ritmo moderado. Em oposição, devem ser consideradas nessa perspectiva, influências contracionistas decorrentes da deterioração do cenário internacional e das expectativas de empresários e consumidores e de retrações nos fluxos de comércio exterior e nos investimentos”.
Na região Norte, o ritmo da atividade econômica foi intensificado no trimestre encerrado em agosto. De acordo com o relatório, o Índice de Atividade Econômica Regional – Norte (IBCR-N) cresceu 1,6% em relação ao trimestre finalizado em maio. O crescimento refletiu “o maior dinamismo da indústria e o desempenho das vendas do comércio varejista e das exportações de produtos básicos”.
Já o índice do Nordeste cresceu em ritmo menor que o da região Norte. “A atividade econômica da região Nordeste registrou moderação nos meses recentes, evolução expressa, entre outros indicadores, na dinâmica das vendas do comércio varejista, da criação de empregos formais e dos indicadores industriais”, diz o relatório. O IBCR-NE cresceu 0,3% no trimestre encerrado em agosto, em relação ao finalizado em maio.
No Centro-Oeste, o índice regional cresceu 2,2%, na mesma base comparação, com expansão sustentada pelo “dinamismo da indústria química, em Goiás, e da construção civil”.
O boletim mostra ainda que o ritmo da atividade econômica no Sudeste evidencia “a retração na produção industrial e a desaceleração das vendas varejistas”. O IBCR-SE aumentou 0,1% em relação ao trimestre finalizado em maio.
Já a economia da Região Sul “evoluiu de forma robusta no trimestre encerrado em agosto, com ênfase nas expansões da indústria e da atividade varejista e na manutenção do dinamismo do mercado de trabalho”. O IBCR-S aumentou 2,1% no trimestre encerrado em agosto, em relação ao finalizado em maio.

Fonte:
Agência Brasil

 



22/11/2011 20:06


Artigos Relacionados


Norte lidera crescimento regional no País, informa Banco Central

Com exceção do Norte, regiões brasileiras diminuem ritmo de crescimento da economia

Nordeste tem expansão da economia, demais regiões diminuem ritmo de crescimento

Banco Central mantém projeção de crescimento em 7,3%

Prévia do PIB aponta crescimento de 1,26% em janeiro, informa Banco Central

Banco Central espera menor crescimento do crédito em 2012