Ritmos e misturas, confira alguns destaques da Virada Cultural



Cidade terá apresentações de dança, teatro e muita música

O Portal do Governo do Estado selecionou alguns destaques de música, teatro e dança para o público curtir a Virada Cultural. A Pinacoteca e o Museu da Casa Brasileira prometem não deixar o corpo parado com apresentações de música latina, samba e maxixe. Já a Casa das Rosas oferece na programação música, sarau, recital multimídia, oficinas e espetáculo infantil. Tem ainda um show super colorido com a Banda Paralela, no Catavento. Confira as dicas:

Espetáculo teatral e circense no Sergio Cardoso
Programação diversa com ocupação interna e externa do teatro. Todas as atrações são gratuitas, exceto as exibições teatrais Dona Flor e seus dois maridos, amanhã às 21 horas, e A pequena sereia, domingo, às 16 horas. Amanhã, às 18 e 22 horas, e domingo, às 11 horas, performance do Grupo Imaginário, intervenção urbana com um boneco gigante andrógino, tendo a cidade como cenário, em frente ao teatro. Amanhã às 11 e no domingo, às 15 horas, espetáculo Dança Contemporânea Cidade, com o Núcleo Omstrab. Ainda, amanhã, às 20 horas, tem circo Ação entre palhaços, com a Cia. Absurda Confraria. A noite termina com música e dança de salão. No domingo, às 10 horas, Bloco Afro-brasileiras, com o Grupo Ilu Oba de Min. A tarde começa com roda de samba, com o Grupo Mosaico Brasil, e termina, às 17 horas, com a apresentação do Circo Mágico Volckane.

Rua Rui Barbosa, 153
Bela Vista - São Paulo
Telefone (11) 3288-0136

Catavento Cultural e Educacional
No domingo, a instituição voltada para todos os públicos tem visitação durante todo o dia. Às 15h30, a Banda Paralela, com trajes coloridos, toca versões instrumentais de temas musicais brasileiros como Carinhoso e É proibido fumar; e internacionais, Carruagens de fogo e o tema do desenho Os flintstones.

Palácio das Indústrias - Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/nº
Centro - São Paulo - Telefone (11) 3315-0051

Museu da Casa Brasileira apresenta jazz, samba e dança
Durante toda a Virada, a partir das 10h30, visitação orientada por todas as exposições em cartaz, Casas do Brasil - Barraca cigana; Patrimônio do Litoral Paulista e do vale do Paraíba, e Coleção MCB. Apresentação musical do DJ Tutu Moraes, amanhã, 19 e 22 horas. Durante esse intervalo, às 20 horas, a Orquestra Paulistana Heartbreakers, liderada por Guga Stroeter, toca salsas e sambas, tendo como convidado o cantor Hamilton Moreno, um dos representantes da música latina no Brasil. Bailarinos dançam com o público. Domingo, 11 horas, choro com o conjunto instrumental Quatro a Zero. Às 16h40, aula de dança Lind Hop, de origem afro-americana, dançada ao som de Swing Jazz, música que surgiu com as grandes orquestras, as big bands, como Glenn Miller, entre outras. A Virada encerra com a sensacional apresentação do grupo Swiss College Band, com dança jazz misturada a vários estilos musicais, além de africanas e europeias.

Dança, música clássica e oficina são atrações na Pinacoteca
Amanhã, a partir das 19 horas, programação diversificada desde oficinas de grafite, maxixes e choros, com o Grupo 4 Batutas; dança judaica com o Grupo de Dança Tzion, música e dança com Carla Sinisgalli, show dançante com a Big Band. No domingo, às 11 horas, apresentação do Coro Infantil e Juvenil da Orquestra Sinfônica do Estado - Osesp; exposição de carros antigos; e às 14 horas, contação de histórias com a bonequeira Andi Rubinstein.

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2 - Luz - São Paulo - Telefone (11) 3324-1000

Companhia de Dança e Osesp no Anhangabaú
O grupo apresenta a obra Bachiana nº 1, do compositor Heitor Villa-Lobos, com coreografia de Rodrigo Pederneiras. A obra será executada ao vivo pelo naipe de violoncelos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo - Osesp. A coreografia, dividida em três movimentos, responde à estrutura da música e evidencia a brasilidade, o romantismo e a paixão do nosso povo. Amanhã, às 22 horas. No domingo, às 11 horas, a Osesp recebe a mezzosoprana Luciana Bueno e o regente espanhol Eduardo Portal.

Coro da Osesp na Sala São Paulo
Concerto com o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado, sob o comando da regente Naomi Munakata tem participação da soprano Natália Áurea, do baixo barítono Francisco Meira e do pianista Fernando Tomimura. Domingo, 17 horas

Praça Júlio Prestes, 16 - Luz - São Paulo
Telefone (11) 3223-3966

Orquestra Jazz Sinfônica na Praça Júlio Prestes
O pianista, guitarrista, cantor e compositor congolês Ray Lema, considerado um dos expoentes máximos da música popular africana, é o convidado para se apresentar ao lado da orquestra. No concerto, mostram ao público o resultado do CD que gravaram e só lançaram na Europa. Participam com o grupo da Jazz as cantoras Tatiana Parra e Juliana Amaral. Amanhã, às 18 horas.

Música erudita no Paço das Artes - USP
Amanhã e domingo, das 16 às 23 horas, a primeira edição do Sonora Paço, de curadoria do artista plástico e compositor Ricardo Carioba, com foco na música erudita, eletrônica e artes sonoras.

Av. da Universidade, 1
Cidade Universitária - São Paulo
Telefone (11) 3814-4832

Casa das Rosas cheia de atrações
Um dos charmosos casarões da Avenida Paulista abre suas portas para a festa. A Casa das Rosas Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura terá programação literária com música, sarau, recital multimídia, oficinas e espetáculo infantil. Amanhã, às 20 horas, o show Paralelas reúne as parceiras Alzira Espíndola e Alice Ruiz. Esta última recita poemas antes das canções. Às 22 horas, o Grupo Riverão faz leitura performática integral do romance Catatau, do escritor e crítico literário curitibano Paulo Leminski (1944-1989). Madrugada adentro, no palco montado na parte externa da casa, apresentação de Ademir Assunção e sua banda, com fusão de poesia, blues e rock. Na manhã de domingo, a criançada tem programação exclusiva. Às 10h30, a Oficina de Bonecos de Corda propõe a construção de bonecos com cordas, cordões, fios e lãs e colagens. À tarde, a partir das 13 horas, apresentação da Cia. Truks com a peça A bruxinha, baseada na obra da escritora italiana de livros infantis Eva Funari. A história narra as aventuras de uma bruxa que se diverte fazendo mágicas e conhecendo novos amigos, como um leão e um dragão. Com a ajuda de uma caixa colorida, o grupo Batucantante estimula a imaginação das crianças com reper tório repleto de brincadeiras.

Av. Paulista, 37 - Bela Vista 
(11) 3251.5271

Do Portal do Governo do Estado e Agência Imprensa Oficial 



05/04/2012


Artigos Relacionados


Com ritmos e misturas, confira as dicas musicais para o final de semana

Tulipa Ruiz e Almir Sater são destaques da Virada Cultural Paulista em Botucatu

Confira os destaques da programação cultural

Confira os destaques da programação cultural da semana

Confira algumas exposições em destaque na Virada Cultural

Confira na agenda cultural a programação dos museus para a Virada da capital