Roberto Cavalcanti relata participação em evento da União Interparlamentar



O senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) comentou sua participação na 115ª Assembléia da União Interparlamentar, realizada de 16 a 18 deste mês em Genebra, Suíça. Coordenador da delegação brasileira no evento, o parlamentar se disse emocionado ao votar em nome do Brasil em favor de acordos internacionais para barrar a luta contra o terrorismo e para reduzir gastos militares.

Um dos pontos altos do encontro, segundo relatou, foi o momento em que 500 legisladores de 127 países fizeram um apelo à Coréia do Norte para rever a decisão de se retirar do tratado de não-proliferação de armas nucleares. Os participantes da assembléia também teriam chegado a um consenso sobre a necessidade de a Coréia do Norte se empenhar para cumprir obrigações frente à comunidade internacional para uso de energia nuclear para fins pacíficos.

- Também foi feito um apelo a todos os países no sentido de ratificar acordos e assumir políticas nacionais de não-transferência de matérias-primas e tecnologia para disseminação desse tipo de arma - acrescentou.

Em relação à condenação de atos de terrorismo, a 115ª Assembléia da União Interparlamentar foi enfática, disse Roberto Cavalcanti, ao esclarecer que tal posicionamento não significaria declaração de guerra contra qualquer religião, nacionalidade ou grupo étnico. Cobrou ainda a responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário em garantir a manutenção do estado de direito e a preservação dos direitos humanos.

31/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Crivella relata participação no Fórum Interparlamentar das Américas

Efraim Morais registra sua participação em assembleia da União Interparlamentar

Crivella relata participação em evento de fé no Rio de Janeiro

Roberto Cavalcanti: TV União sofreu pressão de grupos poderosos e até um atentado

Roberto Cavalcanti pede união de parlamentares da Paraíba na apresentação de emendas ao orçamento

Roberto Cavalcanti quer ampliar direitos civis de companheiros em união estável