Romero Jucá homenageia Fundação Getúlio Vargas



O lançamento da publicação Perfil Institucional, que retrata a trajetória da Fundação Getúlio Vargas (FGV) desde a sua criação, em 1944, levou o senador Romero Jucá (PSDB-RR) a render homenagens à instituição. "Seus préstimos à pesquisa e à divulgação de ciência sobre o setor público e privado no Brasil merecem os nossos mais sinceros votos de gratidão e louvor", declarou.

Segundo Jucá, uma "leve incursão" pelo Perfil Institucional revela o compromisso da FGV em superar as fronteiras do conhecimento na área de Ciências Humanas, gerando idéias e informações em prol do desenvolvimento socioeconômico do país. O senador credita esse feito ao trabalho de um corpo técnico e docente de "brilhantismo ímpar", que vem perpetuando os ideais de Luiz Simões Lopes, fundador da instituição.

Outras publicações científicas de "alto padrão de qualidade", a exemplo da Revista Brasileira de Economia, a Revista de Administração Pública e a Agroanalysis, foram destacadas por Romero Jucá. O parlamentar tucano também lembrou o pioneirismo da FGV na oferta de cursos de pós-graduação nas áreas de economia, psicologia, contabilidade e administração, inaugurando, mais recentemente, o doutorado para estudos do meio ambiente.

A iniciativa da fundação de se lançar em novos desafios, como a elaboração de índices de monitoramento ambiental e a utilização de recursos de tecnologia da informação em cursos à distância, também recebeu aplausos do senador. Jucá estendeu seu reconhecimento ainda aos trabalhos do Centro de Pesquisa e Documentação da História Contemporânea do Brasil e da FGV Editora, responsável pelo sucesso editorial Comunicação em Prosa Moderna, de Othon Garcia, já em sua 18ª edição.

"Gerações de intelectuais e pesquisadores da país aprenderam a confiar na seriedade e no compromisso público da FGV", afirmou, citando a passagem pelos seus quadros de expoentes da vida política e econômica nacional, como Mário Henrique Simonsen e Octavio Bulhões. "Mais que nunca, o Brasil se sente em débito com a FGV, na medida em que testemunha suas inumeráveis contribuições para a história do desenvolvimento econômico nacional", admitiu.

25/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Roberto Cavalcanti homenageia Getúlio Vargas

Viegas explica contrato firmado com Fundação Getúlio Vargas

SENADO HOMENAGEIA A MEMÓRIA DO EX-PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS

Justiça e Fundação Getúlio Vargas firmam parceria em defesa do consumidor

Estados podem aumentar valor do mínimo, diz consultor da Fundação Getúlio Vargas

Inflação semanal diminui nas sete capitais pesquisadas pela Fundação Getúlio Vargas