Romeu Tuma promete cobrar compromissos de Lula de valorização das Forças Armadas



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) disse que as palavras proferidas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerimônia pelo Dia do Exército devem ser registradas nos Anais do Senado, para que sejam cobradas. De acordo com o senador, o presidente assumiu, perante os comandantes militares, o compromisso de dar dignidade profissional aos integrantes das Forças Armadas.

- Os militares, nos últimos anos, estão relegados a um segundo plano, mas não perderam a dignidade, a honra e o amor à pátria - afirmou.

Tuma chamou a atenção para manifestação do ministro do Planejamento, Guido Mantega, que teria negado qualquer possibilidade de aumento para os militares. Para o senador, é necessário melhorar não apenas os salários dos militares, mas também dotar as Forças Armadas de condições para fazer frente às suas obrigações constitucionais.

- Principalmente, quando se fala em participação do Exército no combate ao crime - acrescentou.

No entanto, Tuma disse que é preciso adequar o texto constitucional para que as Forças Armadas sejam utilizadas no sistema de segurança pública.

Os senadores Ramez Tebet (PMDB-MS) e Alberto Silva (PMDB-PI) manifestaram solidariedade à defesa de Tuma da valorização profissional dos militares.



20/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma mostra importância do apoio político às Forças Armadas

Forças Armadas estão sempre alertas em defesa do Brasil, diz Tuma

ACM vê participação de Lula na manifestação dos sem-terra e conclama Forças Armadas a reagirem

Romeu Tuma saúda encontro de Lula e FHC em São Paulo

Lula divulga nota de pesar pelo falecimento de Romeu Tuma

Brasil vai cobrar na COP 19 compromissos para redução do efeito estufa