ROMEU TUMA REGISTRA ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO



O senador Romeu Tuma (PFL-SP) registrou hoje (dia 29) a comemoração, dia 25 de janeiro,dos 444 anos de fundação da cidade de São Paulo. Tuma disse que no Pátio do Colégio os jesuítas, liderados pelos padres Manoel da Nóbrega e José de Anchieta, fundaram o povoado que viria a transformar-se na atualmegalópole.

Ele lembrou a magnitude da missa solene celebrada todos os anos pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Paulo Evaristo Arns, por ocasião das comemorações, e registrou a presença do governador do estado, Mário Covas, e do prefeito da Capital paulista, Celso Pitta.

Tuma mencionou a publicação de um caderno especial pelo jornal O Estado de São Paulo, com o título: "Como São Paulo poderia ser", que, em 12 páginas, mostra como a cidade se encontra desfigurada, mas aponta também a beleza que se oculta por trás da poluição visual causada por pichadores que danificam ou destroem o patrimônio público.

O senador citou ainda um trecho da reportagem segundo o qual "se houvesse boa vontade, imaginação e, principalmente, propósito de mudar, a São Paulo que faz 444 anos hoje teria o que festejar".

Referindo-se a artigo de Gilberto Dimenstein, na Folha de São Paulo, denominado "São Paulo é mais interessante do que Nova York", Tuma fez suas as palavras do jornalista: "...estudantes se mobilizam contra a violência; empresários se unem ao poder público e ao meio acadêmico para enfrentar a epidemia da criminalidade. São notáveis fragmentos de que o corpo está reagindo à infecção. E faz com que, para um brasileiro interessado na engenharia da mudança, São Paulo seja mais interessante do que Nova York".



29/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tuma registra assalto a escritório do deputado Romeu Tuma Júnior

ROMEU TUMA REGISTRA OS 90 ANOS DE MIGUEL REALE

Romeu Tuma registra homenagens ao primeiro santo brasileiro

Romeu Tuma registra participação em homenagem a militares brasileiros mortos no Haiti

Romeu Tuma homenageia PM de São Paulo

Romeu Tuma saúda encontro de Lula e FHC em São Paulo