Rondônia produz 20% da carne bovina exportada pelo País
O Estado de Rondônia exportou, em 2012, 208,2 mil toneladas de carne bovina e 35,3 mil toneladas de miúdos para 31 países, totalizando em R$ 2,5 bilhões. Rondônia participa com uma fatia de 20% de toda a carne bovina exportada pelo Brasil. A estimativa do Chefe do Serviço de Inspeção e Saúde Animal do Ministério da Agricultura, em Rondônia, Alfério Clariney é de que no ano de 2013, que fecha em janeiro, as exportações desse tipo de produto no Estado cresçam 10%.
Ainda de acordo com Alfério Clariney, a estimativa é de que 70% da produção de carne de bovinos e miúdos produzidos neste Estado são exportadas, com destaque para Hong Kong, 89.487 toneladas, Egito 76.524 toneladas, Venezuela 19.785 toneladas, Rússia 14.986 toneladas, Arábia Saudita com 2.335 toneladas e Israel com 2.122 toneladas. As principais plantas exportadoras em Rondônia são: Grupo JBS-Friboi em Vilhena, Frigon-Jarú, Minerva Rolim de Moura e Marfrig também de Rolim de Moura.
As demais plantas frigoríficas conforme esclarece Alfério Clariney, se tiver interesse podem exportar carne e miúdos. A partir de 2013 o Chile também passou adquirir carne dos frigoríficos de Rondônia, assim como os Estados Unidos estão habilitados adquirir o produto deste Estado. Para 2014 há o processo de habilitação para exportação para Malásia, que tem como exigência o abate hallal, nos moldes da inspeção islâmica.
Números reais
Os números apresentados pelo Ministério da Agricultura, impressionam pela grandiosidade. Em 2012 foram abatidos 1.993.906 cabeças de bovinos. Em 2013, até o mês de julho, foram abatidos 1.280.296 bovinos. A estimativa do Serviço de Inspeção Federal em Rondônia é de que em 2013 sejam abatidos 200 mil bovinos a mais.
O couro produzido e beneficiado em Rondônia atende os mercados mais exigentes, e as indústrias automobilísticas, como a Ferrari, BMW, Mercedes e outras.
Segundo Alfério Clariney, “todas essas exportações tornaram-se possíveis pelo excelente trabalho de defesa sanitária animal desenvolvido pelo Estado de Rondônia”. Para ele é importante o produtor rural vacinar o rebanho contra a febre aftosa e fazer as declarações junto Agência Idaron. Tal procedimento ampara as exportações da carne bovina de Rondônia, assim como a venda para outros estados.
José Valterlins Calaça, superintendente Federal de Agricultura no Estado de Rondônia, acentua que o bom relacionamento entre o Governo do Estado e o Governo Federal, tem facilitado o trabalho de exportação de carne onde o principal componente e a sanidade do rebanho.
Segundo dados da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafigo), o produto se tornou o principal item de exportação do Estado responsável por 60% do faturamento colocando Rondônia em quarto lugar no ranking dos estados exportadores de carne bovina. A pecuária gera emprego e renda em todo o Estado comemora o Governador Confúcio Moura, que aposta na tecnologia no campo para duplicar o rebanho bovino nos próximos dez anos.
Fonte:
Ministério da Agricultura
20/11/2013 14:28
Artigos Relacionados
Parlamentares russos dizem que seu país deseja retomar importação de carne bovina do Brasil
Brasil exporta US$ 6 bilhões em carne bovina
Comissão discute mercado de carne bovina
Rússia libera estabelecimento brasileiro de carne bovina
Rússia libera exportações de carne bovina brasileira
Suplementação mineral reduz colesterol na carne bovina