Rondônia recebe políticas para fortalecer a agricultura familiar



O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) anuncia, nesta terça-feira (27), duas importantes ações para o desenvolvimento do estado de Rondônia. Uma delas é a entrega de 18 máquinas retroescavadeiras, que fazem parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2); e a outra, refere-se ao lançamento regional da Rede Brasil Rural, plataforma virtual inovadora criada pelo ministério para organizar a cadeia produtiva dos empreendimentos da agricultura familiar.

O evento acontece em município próximo à capital do estado, Porto Velho, e contará com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Rondônia é o estado com o maior número de agricultores familiares da região Norte do País.

As máquinas do PAC 2 destinam-se à construção e recuperação de estradas vicinais em municípios de até 50 mil habitantes, facilitando o escoamento da produção dos agricultores familiares e também a circulação dos moradores e o acesso a serviços nas regiões beneficiadas. A meta desta ação do ministério é entregar 1.275 retroescavadeiras e 12 motoniveladores a 1,3 mil municípios de todo o País até o final de junho.

Até o momento, já foram entregues 262 máquinas, que irão beneficiar 274 municípios. “Essas máquinas são o principal instrumento para a recuperação de trechos de estradas e recuperação de pontes. No período da chuva, principalmente, o estrago é muito grande. Rondônia é o estado, dentro da região amazônica, que tem a maior quantidade de estradas rurais. É muito difícil fazer a manutenção permanente desses acessos”, afirma o delegado do MDA em Rondônia, Olavo Nienow.

A escolha dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios de seleção está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município.

O presidente da Associação dos Cafeicultores de Alto Paraíso (Acap), Aparecido Cordeiro da Silva, ressalta que os agricultores familiares necessitam de estradas em boas condições para  fazer o transporte dos produtos até os pontos de comercialização. “Caso contrário é preciso contratar um frete para fazer o serviço, o que gera despesa ao produtor”, afirma.

 

Zona rural

De acordo com o secretário de Agricultura de Alto Paraíso, Antônio Francisco, as retroescavadeiras vão beneficiar as mais de quatro mil famílias de agricultores familiares do município, que tem 17 mil habitantes. “O escoamento da nossa produção de leite é feito pelas estradas vicinais, o que às vezes fica complicado porque o caminhão não consegue entrar na propriedade para buscar o produto, ora porque não tem estrada, ora porque a estrada está sem condição de trânsito”, conta.

Presidente Médici também figura a lista dos 18 municípios contemplados. Dos 23 mil habitantes do município, 14 mil residem na zona rural, segundo o prefeito José Ribeiro. “O nosso município é essencialmente agrícola, por isso a disponibilidade dessa retroescavadeira será fundamental para a recuperação da nossa malha viária, facilitando o escoamento da produção oriunda da agricultura familiar. O fato é que o município não tem recurso próprio para comprar o equipamento, então esta ação do PAC é essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirma.

 

Rede Brasil Rural

Além da entrega de máquinas do PAC 2, será feito em Rondônia o lançamento regional da Rede Brasil Rural, ferramenta virtual criada pelo MDA que aproxima as cooperativas de produtores rurais dos fornecedores de insumos, da logística de transporte e dos consumidores públicos e privados. Inaugurando uma nova geração de políticas públicas para a agricultura familiar, a plataforma abre para as cooperativas de agricultores a possibilidade de comprar insumos, materiais e itens para beneficiamento, e vender produtos a um único clique.

Neste momento, os consumidores e produtores da agricultura familiar já podem consultar, no mapa de ofertas, os empreendimentos cadastrados por 330 cooperativas e associações, formadas por aproximadamente 85 mil agricultores rurais, e pesquisar mais de quatro mil itens disponíveis no catálogo de insumos, que reúne anúncios de maquinários e equipamentos usados  pelo agricultor familiar e seus empreendimentos.

Cooperativas de todo o País também estão recebendo, em seus estados, capacitação ministrada por técnicos do ministério para aprenderem a fazer seus cadastramento e usarem a plataforma.

 

Agricultura familiar em Rondônia

Rondônia é o estado campeão da agricultura familiar no Norte do País, com mais de 75 mil estabelecimentos, de acordo com o Censo Agropecuário de 2006. O setor responde, por nada menos, que 74% do valor bruto da produção agropecuária do estado, e emprega 233.355 pessoas, o equivalente a 84% da mão de obra que trabalha no campo.

É também o maior estado produtor de café da região, sendo que 90% da produção vem da agricultura familiar. Os agricultores familiares são responsáveis ainda por 93% da produção estadual de feijão, 92% da de mandioca, 82% do leite, 65% das aves e 49% dos bovinos.

 

Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Agrário



27/03/2012 15:51


Artigos Relacionados


MDA leva políticas para fortalecer a agricultura familiar em Rondônia

Mais Alimentos leva políticas brasileiras para fortalecer agricultura familiar de Cuba

Novo ministro do MDA recebe missão de fortalecer agricultura familiar

Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar

Cooperativas se unem para fortalecer agricultura familiar

Oito projetos são selecionados para fortalecer cooperativas da agricultura familiar