Rosalba Ciarlini defende acesso do Rio Grande do Norte e da Paraíba às águas do São Francisco



Matéria retificada às 20h01

Antecipando-se ao debate do próximo dia 14 no Senado sobre a transposição das águas do Rio São Francisco para várias bacias do Nordeste, a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse nesta terça-feira (12) que os defensores do projeto não devem ceder às pressões em contrário, mencionando inclusive as do estado da Bahia. Para ela, o acesso de estados como o Rio Grande do Norte e a Paraíba às águas do rio "é um direito da população".

- Sou persistente e continuarei lutando. Não vamos baixar a cabeça - disse a parlamentar.

Em aparte, o senador César Borges (PR-BA) procurou questionar o argumento de que o volume a ser transposto, a um custo de R$ 4,5 bilhões, não atenderá a contento os moradores dos estados no âmbito do projeto, mas apenas a grandes empreendimentos. O senador advertiu que o "o rio está morrendo" e lamentou que o curso d'água não seja utilizado para irrigar 360 mil quilômetros quadrados no semi-árido baiano e mesmo para beneficiar os projetos de irrigação ao longo do São Francisco.

- O Rio Grande do Norte já está bem atendido por açudes - disse César Borges.

- Por que defender o egoísmo? Por que não agir com solidariedade? - indagou, também em aparte a Rosalba Ciarlini, o senador José Agripino, que argumentou ser muito pequeno o volume de vazão para o mar (3%) a ser desviado para outros estados.

A senadora pelo Rio Grande do Norte anunciou a presença no debate, a ser realizado no Plenário da Casa, a partir das 9h, do arcebispo de João Pessoa, Aldo Pagotto, favorável à transposição. De acordo com Rosalba Ciarlini Pagotto fará contraponto às opiniões de outro convidado, o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que fez greve de fome contra o projeto entre setembro e outubro do ano passado.

- Queremos mostrar que a opinião de dom Cappio não corresponde à opinião da Igreja Católica - observou a parlamentar.

Também defenderam a transposição os senadores Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), Cícero Lucena (PSDB-PB) e Efraim Morais (DEM-PB).



12/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini comemora criação de ZPE no Rio Grande do Norte

Rosalba Ciarlini exalta festas juninas no Rio Grande do Norte

Rosalba Ciarlini pede mais investimentos em segurança no Rio Grande do Norte

Rosalba Ciarlini critica desaceleração das obras da transposição do São Francisco

Rosalba Ciarlini destaca os 60 anos da Tribuna do Norte

Rosalba Ciarlini defende investimentos em pré-escola