Rota das cervejas atrai turistas



As cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro. Prova disso é o crescimento da produção pelo País e o aumento do número de eventos e festivais, que nos próximos meses devem atrair turistas para a feira Brasil Bier, em São Paulo (SP), para o Minas MixBeer, em Belo Horizonte (MG) e para a tradicional Oktoberfest, em Blumenau (SC).

A exemplo da Serra Gaúcha (RS), que se firmou como destino turístico apostando em suas vinícolas, Blumenau e cidades vizinhas catarinenses passaram a atrair turistas criando um roteiro de visitação para 11 cervejarias da região, conhecido como a Rota da Cerveja. A rota, criada em 2005, leva o visitante a conhecer o processo de fabricação de cervejas, do preparo dos ingredientes ao processo de fermentação do líquido. As principais cervejarias estão nas cidades de Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó. A prefeitura de Blumenau oferece um aplicativo gratuito pela internet com a  localização e histórica das cervejarias.

De acordo com o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz, ao oferecer ao turista um produto típico da cultura, a região ganha ainda mais força turística. “Ao reforçarmos os atrativos da região, há um ganho indiscutível de competitividade para o destino”, afirma. Blumenau já promove a maior festa alemã do país, a Oktoberfest. O parque da Vila Germânica, onde é realizada a festa, tem capacidade para quase 38 mil pessoas e este ano ocorre de 3 a 20 de outubro.

Belo Horizonte

Belo Horizonte também vem atraindo o turista interessado em cerveja. No próximo mês, a capital será sede do Minas MixBeer, entre 6 e 7 de setembro.A expectativa é que o evento deve  atrair cerca de 10 mil pessoas entre profissionais e apreciadores da cerveja.

Viaje Legal

O guia Viaje Legal, desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur), dá dicas fundamentais para garantir o sucesso da sua viagem pelo Brasil.

O manual oferece informações para ajudá-lo a escolher uma boa hospedagem, compila as agências de viagens cadastradas, além de detalhar os cuidados com a bagagem e os deveres do guia de turismo.

A cartilha indica ainda como o viajante deve proceder ao enfrentar problemas como cancelamento de voos, perda de documentos, dano ou furto ou extravio dos objetos transportados, dentre outros.

Números de telefone podem ser encontrados para registrar reclamações ou pedir reembolso. O guia  também pode ser baixado no site do Viaje Legal: o seu guia para um turismo tranquilo

 

Fonte:

Ministério do Turismo



23/08/2013 17:30


Artigos Relacionados


Infraestrutura atrai turistas e movimenta economia

Festa de São Francisco de Assis atrai turistas

São Paulo atrai turistas do Brasil e do mundo

Espírito Santo atrai 20 mil turistas de Camarões e Austrália

Rio atrai dois em cada três turistas da Copa

Nordeste brasileiro atrai turistas do mundo todo