Sabesp: Empresa cria Centro de Treinamento Operacional de Saneamento
Objetivo é oferecer cursos operacionais da atividade de saneamento, disseminar novas tecnologias e metodologias de trabalho
Diante da necessidade de desenvolver treinamentos permanentes para empregados e prestadores de serviços da área operacional, a Sabesp criou o Centro de Treinamento Operacional de Saneamento.
Nesta estrutura existe a simulação dos sistemas de operação que a Sabesp tem em suas áreas com o objetivo de oferecer cursos operacionais da atividade de saneamento, disseminar novas tecnologias e metodologias de trabalho, melhorar a qualidade dos serviços executados de acordo com os padrões estabelecidos, utilizando modelos pedagógicos eficientes com exercícios práticos dos procedimentos.
Antes disso, a transferência do conhecimento era feita pelos próprios empregados de forma não estruturada e fora de padrões técnicos.
Os cursos são agrupados em módulos que propiciam formação técnica e profissional, bem como uma grade de acordo com a necessidade da atividade ou interesse da Sabesp. Desta forma os cursos estão divididos em: Processo de Água (com duração média de 2 dias), Noções Técnicas, Relacionamento Externo e Fiscalização de Terceiros.
A Estrutura física do Centro de Treinamento atualmente conta com um circuito fechado com redes de distribuição de água e coleta de esgoto, com todos os dispositivos hidráulicos que compõem um sistema de saneamento, tais como: válvula redutora de pressão (VRP), pressurização de redes (unidades de bombeamento), diversos tipos de redes e conexões, cavaletes, ramal, pesquisa de vazamento, controles automatizados, unidades de medição, simulações de fraude e de zonas de abastecimento e uma vila com diversos tipos de medidores, para aprender sobre leituras de contas.
Está prevista, ainda, uma sala virtual com acesso às ferramentas informatizadas de gestão operacional e um espaço de simulação de valas com tipos de solo e reposição asfáltica.
Desde sua implantação, cerca de 3000 pessoas já passaram por treinamentos, somando 10.000 horas de cursos.
Convênios e Parcerias
Cada vez mais as empresas investem em treinamento. O Centro de Treinamento Operacional de Saneamento da Sabesp é pioneiro no País e já recebeu visitas de Empresas como Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) e Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná).
Para aprimorar essa estrutura, a Unidade de Negócio Oeste receberá assistência técnica do Japão através da Cooperação Internacional JICA.
Os representantes do Japão ficarão por um período de um ano no Brasil para transmitir conhecimento e repassar a metodologia, enquanto uma equipe da Sabesp será designada para treinamento no Japão.
O Centro de Treinamento está também iniciando um processo de certificação de mão-de-obra dos TACES através de uma parceria com a ABES e o SENAI. Nessa certificação, será criada uma nova etapa para o desenvolvimento de profissionais que atuam na área de saneamento. Além do treinamento, esses profissionais terão provas teóricas e práticas onde terão sua competência técnica avaliada, recebendo assim uma carteirinha de certificação para exercer a profissão, seguindo o modelo já utilizado por empresas de saneamento de paises do primeiro mundo, como Estados Unidos e Japão.
O Centro de Treinamento Operacional de Saneamento está localizado nas dependências da Unidad
11/10/2006
Artigos Relacionados
Sabesp firma acordo com empresa de saneamento de Alagoas
Sabesp: Empresa promove Seminário Internacional de Saneamento e Desenvolvimento
Centro Operacional coordenará socorro às vítimas em Teresópolis
Governador inaugura novo Centro de Controle Operacional da CPTM
Sistema Anchieta-Imigrantes ganha novo Centro de Controle Operacional
Sistema Anchieta-Imigrantes ganha novo Centro de Controle Operacional