Sabesp prevê 167 mil novas ligações de água este ano



O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 17, por Gesner Oliveira, presidente da empresa

Entre as dez principais metas da Sabesp para 2008,  estão o investimento de R$ 1,6 bilhão e a margem de rentabilidade de 47,7%, além da tendência para a universalização do abastecimento de água no Estado, com 166,9 mil novas ligações, e o aumento para 82,6% de coleta de esgoto e para 71,5% o de tratamento.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira, na sede da Sabesp, pelo presidente Gesner Oliveira.

Após a apresentação, a secretária de Saneamento e Energia, Dilma Pena, sugeriu aos diretores que reunissem os funcionários para assistir aos vídeos do governador José Serra sobre a Sabesp do início do ano passado e de agora. “Discutam e analisem qual foi a transformação do nosso trabalho”, afirmou. “Hoje a Sabesp é uma instituição diferente, sabe que é parceira dos municípios e que os municípios são seus parceiros – não somente aqueles que têm concessão, mas também os demais”, disse o governador. “O governo do Estado trabalha para que todos, todos os 645 municípios paulistas tenham água potável, coleta e tratamento de esgoto”.

 

A grande mudança no trabalho da empresa foi resumida pelo governador em três palavras-chave: diálogo, eficiência e transparência. “A Secretaria de Saneamento e Energia mantém um diálogo aberto, franco, altivo com as prefeituras municipais, sem distinção partidária”, disse. Para Serra, o essencial é prestar serviços, cada vez melhores, a todos os municípios do Estado. “A Sabesp dispõe de instrumentos que lhe permitem auxiliar os municípios não atendidos pela companhia, ajudando na elaboração de bons projetos e na busca de financiamento. Tem plenas condições de fazer uma prestação de serviços de acordo com a necessidade do cliente e de cada cidade”, afirmou.

 

A Sabesp terá de enfrentar agora um novo desafio. “Pela primeira vez em sua história, passará a ser fiscalizada”, disse governador. “Quando se sentirem prejudicados, prefeituras e consumidores vão poder apelar à Arsesp, a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo”, ressaltou. Serra lembrou que agora é outro tempo, de concorrência de mercado, e não mais monopolista. “O poder concedente tem voz ativa. A democracia exige uma instituição regulatória independente do governo, do pode concedente e dos consumidores.”

A secretária Dilma Pena está confiante no desempenho da Sabesp este ano. Ela chamou a atenção para dois aspectos importantes para a efetivação das metas. “De um lado, as condições institucionais do nosso trabalho, com a Sabesp forte e, de outro, a nossa capacidade de realizar investimentos viáveis de uma forma estável. E esses dois lados têm de estar em equilíbrio”, observou. “Sabemos que nós podemos, que podemos ser uma empresa de soluções ambientais e ser parceira dos municípios.”

O presidente da Sabesp disse que “a regulação é muito bem-vinda” e destacou a importância da interlocução com o poder concedente e com a agência reguladora. “Isso é bom para a companhia porque reduz o risco regulatório, reduz o risco de capital e de custo. E porque obriga a todas as outras companhias a fazer a mesma coisa. E nós temos condições de fazer muito melhor.”

Falaram também durante o evento os diretores da empresa, que destacaram o empenho do “time Sabesp” em 2007 e a necessidade de rigoroso planejamento para a obtenção das metas deste ano. Eles receberam do presidente uma pasta com o Plano de Metas. Umberto Semeghini, diretor de sistemas regionais, emocionou-se ao anunciar a universalização dos serviços de água, coleta de esgoto e tratamento na região de Lins para 2009 e na de Franca para 2010. No final, ao agradecer sua equipe pelo trabalho, Semeghini não conseguiu concluir sua fala. O evento no auditório da Sabesp foi transmitido para ao vivo para 143 pontos de intranet e 21 pontos da TV corporativa.

Da Secretaria de Saneamento e Energia



04/18/2008


Artigos Relacionados


Plano de Metas da Sabesp prevê 167 mil novas ligações de água

Recursos Hídricos - Sabesp instala ligações de água em Santos

Sabesp atinge marca de 800 mil ligações de água na zona oeste de São Paulo

Luz para Todos fará mais de 400 mil novas ligações elétricas até 2014

Água: Sabesp anuncia racionamento de água para a região atendida pelo Sistema Alto Cotia

EPE prevê aumento no consumo de enegia este ano