Sabesp reduz perdas e produção de água
Programa inclui combate a vazamentos e fraudes, troca de hidrômetros velhos e instalação de válvulas de controle de pressão.
Pela primeira vez em seus 35 anos, a Sabesp reduziu em 2007, sem racionamento nem rodízio, a produção de água em 800 litros por segundo nas ETAs (Estações de Tratamento de Água), graças ao Programa de Redução de Perdas. Se fosse considerado o atendimento ao crescimento populacional, a economia seria de 1.500 l/s, em relação a 2006. O programa inclui combate a vazamentos e fraudes, troca de hidrômetros velhos e instalação de válvulas de controle de pressão, entre outras medidas. A economia do programa proporcionou o aumento de 8,7% no faturamento da Sabesp.
Na solenidade de entrega de 18 prêmios de Eficiência Operacional de Redução de Perdas, na quinta-feira, 14, o secretário adjunto de Saneamento e Energia, Ricardo Toledo, que representou a secretária Dilma Pena, ressaltou que o ganho de eficiência extrapola o ponto de vista estritamente operacional. “Qualquer ganho reverte também em ganhos sociais e ambientais”, disse. Lembrou que os litros de água economizados são socialmente aproveitados para abastecer outras áreas e importantes para a sustentabilidade ambiental.
O presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, contou que há um ano, quando assumiu o cargo, “um observador qualificado” disse a ele que somente uma empresa privada poderia atingir alto grau de eficiência. “Hoje eu me dou conta como estava equivocada essa análise”, afirmou. Todos os setores da companhia têm a redução de perdas como “premissa fundamental”. Do presidente de uma instituição financeira internacional, Gesner ouviu que a eficiência da Sabesp conta muito na obtenção de financiamento para obras de saneamento, e que a empresa deve ser o exemplo para o Brasil e para a América Latina.
A premiação visa a reconhecer e incentivar as equipes da Diretoria Metropolitana e seus parceiros externos que em 2007 tiveram o melhor desempenho no Programa de Redução de Perdas. Procura ainda sensibilizar toda a companhia, ao mostrar que o programa promove ganhos de eficiência e eficácia, mudança da cultura empresarial, transformando a Sabesp em uma empresa de soluções ambientais e que valoriza seus empregados.
Para o diretor metropolitano, Paulo Massato, os prêmios são um reconhecimento do trabalho que os funcionários e parceiros tiveram o ano todo, aumentando o controle das perdas e melhorando processos de gestão de pessoas, o que resultou em “resultados muito bons”.
Da Secretaria Estadual de Saneamento e Energia
(M.S.)
02/16/2008
Artigos Relacionados
Sabesp reforçará produção de água e atendimentos de emergência no litoral
Comunicado Sabesp: Produção de água no sistema Cantareira está normalizado
Sabesp assina contratos para ampliar produção de água do Alto Tietê
Recursos Hídricos: Sabesp é obrigada a suspender produção de água no Sistema Baixo Cotia
Água: Sabesp anuncia racionamento de água para a região atendida pelo Sistema Alto Cotia
Sabesp promove curso internacional para redução de perdas