Sadi Cassol elogia programa de incentivo a jovens doutores
Ao narrar sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Palmas, o senador Sadi Cassol (PT-TO) apontou o programa Primeiro Emprego Tecnológico, do governo federal, como uma iniciativa positiva no sentido de inserir definitivamente o tema da ciência, da tecnologia e da inovação na agenda política brasileira.
O senador disse que, num país em que muitas prefeituras sequer contam com uma Secretaria de Ciência e Tecnologia, ainda é muito reduzido o número de cientistas. Além disso, observou, vários desses profissionais se encontram subutilizados ou ociosos.
- A classe empresarial brasileira ainda não percebeu a importância de ter nos seus quadros profissionais com esse nível de qualificação. As pesquisas aplicadas a processos produtivos são as que possibilitam retorno mais imediato, pois barateiam os custos de produção e aumentam a competitividade dos produtos nacionais nos mercados interno e externo - disse.
O programa Primeiro Emprego Tecnológico, explicou o senador, propõe uma integração de doutores com o setor produtivo brasileiro mediante a concessão de incentivos para as empresas que contratarem jovens doutores pelo período de um ano, renovável por mais um. A empresa paga 1/3 da remuneração, enquanto o governo arca com os outros 2/3.
Sadi Cassol disse ainda que, a seu ver, "o conhecimento é o bem mais valioso que uma nação pode ostentar".
08/12/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sadi Cassol elogia sistema de educação integral em Palmas (TO)
Sadi Cassol elogia ações da Marinha na região amazônica
Sadi Cassol elogia atuação do prefeito de Palmas na área da educação
Sadi Cassol elogia dom Alberto Taveira Corrêa, novo arcebispo do Pará
Sadi Cassol lembra Dia do Idoso
Sadi Cassol critica empresa aérea TAM